Brownies de Cacau

Úmido, saboroso e perfeito! Não dá para resistir a esses Brownies de Cacau...

Não tem brownie melhor do que aquele feito em casa! Sério! Sem conservantes e com os ingredientes que você puder escolher. Nada contra a praticidade de comprar os já prontos ou aqueles que trazem a massa em saco para mistura (já fiz muito desse minha gente), mas depois que descobri essa receita do blog Technicolor Kitchen eu jurei que nunca mais compraria massa pronta em mercado. Sei que dizer “nunca mais” é muito forte e exagerado, afinal não conhecemos as circunstâncias da vida, mas se eu realmente puder decidir, escolherei preparar tudo na minha cozinha.

Esse brownie fica super úmido e com aroma divino. E formam aquela casquinha típica dos melhores brownies! Garanto que vai se apaixonar na primeira mordida. Já fiz essa receita duas vezes, e a segunda foi como sobremesa do almoço que preparei para minhas amigas no mês passado. Encontrei uma delas dias depois e ela me sussurrou que chegou a sonhar com esse brownie. Não disse que era de se apaixonar? Amiga, da próxima vez que nos encontrarmos farei esses pequenos novamente para o seu deleite!

Eu acrescentei nibs de cacau na massa, mas isso é totalmente opcional. Eles podem ser substituídos por nozes, castanhas, pecãs ou simplesmente não colocar nada! Para quem nunca ouviu falar deles, os nibs são a própria semente da fruta, conhecida como a amêndoa do cacau, depois de fermentada, seca e torrada. O chocolate é feito com essa mesma semente, que é processada até virar pasta e acrescido de outros ingredientes. Os nibs são 100% cacau, sem adição de açúcar e de nada mais, por isso são bastante amargos e há quem não goste. Vai do gosto de cada um. Por isso, fique à vontade em usá-los ou não, mas não deixe de experimentar esses brownies, ou você vai ser arrepender! Vai por mim…


Brownies de Cacau

Ingredientes:

  • 140 gramas de MANTEIGA SEM SAL (de preferência não muito gelada)
  • 250 gramas de AÇÚCAR REFINADO
  • 80 gramas de CACAU EM PÓ 100%, sem adição de açúcar
  • 1/4 de colher (de chá) de SAL
  • 1/2 colher (de chá) de EXTRATO DE BAUNILHA
  • 2 OVOS grandes gelados
  • 70 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 74 gramas de NIBS DE CACAU ou NOZES OU PECÃS picadas (opcional)

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 160°C.
  2. Unte levemente com manteiga uma assadeira quadrada de 20 cm e forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho do papel para fora da assadeira, formando “alças” de aproximadamente 5 cm. Essas “alças” irão facilitar retirar o brownie depois de pronto. Pode abaixá-las na lateral da forma, não precisam ficar para cima.
  3. Unte o papel alumínio com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.
  4. Em um refratário médio coloque a manteiga e leve ao banho-maria até derreter.
  5. Acrescente o açúcar e o sal e misture bem.
  6. Ainda em banho-maria, acrescente o cacau em pó e misture até obter uma massa homogênea e quente.
    DICA: para testar a temperatura mergulhe a pontinha do seu dedo na mistura e assim que estiver quente o suficiente para querer removê-lo rapidamente estará no ponto certo.
  7. Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.
  8. Adicione o extrato de baunilha e misture com uma espátula de borracha ou silicone.
  9. Em seguida, acrescente os ovos, um a um, mexendo vigorosamente a cada adição.
  10. Quando a massa estiver espessa, brilhante e homogênea, junte a farinha e misture até não enxergar mais o ingrediente na massa.
  11. Bata a massa vigorosamente com a espátula por 1 minuto.
  12. Acrescente os nibs de cacau ou outra castanha de sua preferência (lembre-se que é opcional) e misture para distribuir na massa.
  13. Espalhe a massa uniformemente na assadeira.
  14. Asse por 20 a 25 minutos ou até que um palito mergulhado no centro do brownie saia úmido com um pouquinho de massa.
    DICA: o brownie não é seco como um bolo, mas também não pode sair líquido. Evite abrir o forno antes de 20 minutos.
  15. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
  16. Retire o brownie da assadeira com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos.
  17. Remova o papel com cuidado, pois estes brownies ficam bem úmidos.

Rendimento: 16 quadradinhos.

Nibs de cacau acrescidos na massa do brownie
Nibs de cacau acrescidos na massa do brownie

Úmido, saboroso e perfeito! Não dá para resistir a esses Brownies de Cacau...

Úmido, saboroso e perfeito! Não dá para resistir a esses Brownies de Cacau...

Úmido, saboroso e perfeito! Não dá para resistir a esses Brownies de Cacau...

Úmido, saboroso e perfeito! Não dá para resistir a esses Brownies de Cacau...

Úmido, saboroso e perfeito! Não dá para resistir a esses Brownies de Cacau...

15 comentários

  1. Boa tarde,

    Fiz a receita e ficou muuito boa, mas a minha massa nao ficou que nem a sua meio pastosa e sim ficou parecendo uma massa de cookie ou uma massinha de brincar, nao sei o que aconteceu. Gostaria de saber como é o ponto que tem q ficar quando em banho maria depois que junta o acucar e sal e o cacau, pq no meu caso nao derreteu, ficou meio farelento parecendo terra, mas a receita é muito boa e mesmo assim deu certo, mas gostaria de saber como é o ponto certo.

    Curtir

    • Olá Vinícius! Boa noite! Então, não sei bem o que pode ter ocorrido, mas tenho algumas suspeitas.. Primeiro, para que o banho-maria dê certo, o fundo da vasilha não pode encostar na água quente. Tem que haver um espaço, pois tudo vai derreter apenas com o vapor da água quente. A manteiga fica líquida depois de derretidos em banho-maria, aí quando junta o cacau, o açúcar e o sal, a mistura fica com pequenos grãos do açúcar, mas ainda em consistência mais líquida/pastosa. Não fica parecendo terra.. Vai ficar mais líquida conforme vai misturando os ovos. Quando misturar a farinha, ficará como massa de bolo, só que mais consistente. Em relação ao brownie ficar parecendo cookie, acho que você assou demais, ou pode ter sido resultado da sua massa não ter ficado líquida. O ponto ideal de brownie é quando ele forma uma casquinha, mesmo que ainda no centro saia pedacinhos da massa quando espetada com palito. Ele vai acabar de assar enquanto esfria.. Tenta de novo, com essas dicas, e depois me diz se deu certo! 🙂

      Curtir

  2. Já fiz varios cursos, fiz varias receitas de brownies, igual a essa receita NUNCA. É de comer rezando mesmo, quanto mais se come, mais vontade tem. Escrevo esse comentário e desejando. parabéns

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Theresa Rachel, esse brownie é campeão mesmo.. já fiz outras receitas mas essa continua sendo a preferida da família! Obrigada por compartilhar sua experiência! 😗

      Curtir

    • Olá Natália! Pode substituir o cacau 100% pelo 50% sem problema. O brownie só vai ficar mais doce. Em relação a barra de chocolate tem receita que a usa, então é melhor buscar por uma porque como vai gordura no chocolate em barra a proporção de manteiga tem que diminuir também..

      Curtir

  3. Olá! Gostaria primeiramente de agradecer por ter compartilhado essa receita! Já fiz inúmeras receitas de brownie mas essa receita é a melhor da vida! Sinceramente eu amei e não queria parar de comer, meu marido amou! Fica maravilhoso e com certeza pode ser fonte de lucro! Parabéns! Vou guardar pra vida! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi boa tarde!! Ameeei a receita já está nos meus preferidos!! Só uma dúvida, posso colocar papel manteiga no lugar do alumínio??? Claro sem deixar muito para fora para não queimar, mas prefiro usar o manteiga

    Curtir

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....