Fudge de Limão Siciliano e Amêndoas

Deliciosos quadradinhos de limão siciliano e amêndoas!! Fudges parecem difíceis de serem feitos, mas é muito mais simples do que se imagina!!

De nome sofisticado e sem tradução para o português, o fudge é um doce macio feito com base na mistura de açúcar e leite, como se fosse um caramelo. A versão americana incorporou o chocolate e, ainda que a sua origem seja desconhecida, conta-se que a primeira receita é datada de 1886, a qual uma estudante da Faculdade de Vassar, em Nova Iorque, obteve de um colega e produziu 14 kg dessa delícia para ser vendida em um evento da Universidade. Foi sucesso total na época, ganhando várias adaptações diferentes até hoje.

Pode parecer complicado e trabalhoso preparar essas perdições, mas na realidade não há mistério algum. O segredo é saber dosar a quantidade dos ingredientes para que o doce se mantenha firme (afinal, o chocolate não pode derreter) e ao mesmo tempo macio. Então, eu diria que seguindo uma receita-base do chocolate de sua preferência (branco, ao leite, meio amargo/amargo) é só deixar a imaginação fluir e agregar os mais diversos sabores.

O fudge deste post tem sua origem no incrível livro Loucuras de Chocolate da Simone Izumi, também criadora e autora do blog Chocolatria. A receita original leva macadâmias no lugar das amêndoas, mas apesar de passar um bom tempo correndo atrás das benditas macadâmias sem sucesso, me rendi as super fáceis de encontrar amêndoas, e posso dizer que não me decepcionei com o resultado final. Na verdade, é como eu já disse, a mistura é você quem cria, então coloque nozes, avelãs, amendoins, porque no final o sabor vai te surpreender e o que importa mesmo é ser feliz!


Fudge de Limão Siciliano e Amêndoas

Ingredientes:

  • 225 gramas de LEITE CONDENSADO
  • Raspas de 1 LIMÃO SICILIANO
  • 75 ml de suco de LIMÃO SICILIANO peneirado
  • 50 gramas de MANTEIGA derretida
  • 700 gramas de CHOCOLATE BRANCO picado
  • 120 gramas de AMÊNDOAS quebradas (ou outra castanha de sua preferência)
  • AÇÚCAR DE CONFEITEIRO para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

  1. Pique as amêndoas em tamanho médio e reserve.
  2. Derreta a manteiga e reserve.
  3. Raspe a casca de 1 limão siciliano e reserve.
    DICA: evite raspar a parte branca interna da casca para não amargar.
  4. Retire o suco de aproximadamente 2 a 3 limões, peneire e meça. Reserve.
  5. Derreta o chocolate branco em potência média no microondas por aproximadamente 3 a 4 minutos, misturando bem em intervalos de 1 minuto, para evitar que o chocolate queime. Reserve o chocolate.
    DICA: lembre-se que o chocolate branco é muito mais fácil de queimar que qualquer outro, por isso tenha cuidado. Também pode ser derretido em banho-maria.
  6. Enquanto o chocolate amorna, forre uma assadeira quadrada de aproximadamente 20 x 20 centímetros com papel manteiga.
    DICA: se necessário, unte levemente a assadeira antes de forrar com o papel manteiga.
  7. Em uma tigela, misture o leite condensado, as raspas e o suco do limão, e a manteiga derretida.
  8. Jogue essa mistura sobre o chocolate derretido e misture bem até incorporar todos os ingredientes.
    DICA: a mistura vai parecer estar bem “oleosa”, é assim mesmo, não se preocupe.
  9. Acrescente as amêndoas picadas e misture bem.
  10. Despeje a mistura na assadeira forrada, alise e nivele com o auxílio de uma espátula.
  11. Leve ao freezer por aproximadamente 1 hora, ou até ficar bem duro.
  12. Desenforme, retire o papel manteiga, e com uma faca grande e lisa corte em quadrados.
    DICA: ao desenformar, deixe a parte de baixo do doce (a que estava em contato com o papel manteiga) para cima. Dessa forma, a apresentação dos quadradinhos fica mais bonita.
  13. Arrume os doces no prato que for servir e polvilhe o açúcar de confeiteiro (totalmente opcional, eu não usei).

Rendimento: 42 unidades

Dica: se estiver muito quente, guarde o fudge na geladeira e retire alguns minutos antes de servir.

Deliciosos quadradinhos de limão siciliano e amêndoas!! Fudges parecem difíceis de serem feitos, mas é muito mais simples do que se imagina!!

Deliciosos quadradinhos de limão siciliano e amêndoas!! Fudges parecem difíceis de serem feitos, mas é muito mais simples do que se imagina!!

Deliciosos quadradinhos de limão siciliano e amêndoas!! Fudges parecem difíceis de serem feitos, mas é muito mais simples do que se imagina!!

Deliciosos quadradinhos de limão siciliano e amêndoas!! Fudges parecem difíceis de serem feitos, mas é muito mais simples do que se imagina!!

27 comentários

  1. Olá, fiz e ficou uma delicia, só que um pouco mole, qual o chocolate que vc usa? Usei o chocolate branco SICAO.Acho que para ficar bom com essa marca vou aumentar a quantidade,1 kilo.
    Bjs e obrigada

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Solange! Que bom que você gostou!! Eu também usei o SICAO.. se o tempo estiver quente, ele vai ficar mais mole mesmo.. o recomendado é manter em geladeira para que fique firme.. se aumentar a quantidade do chocolate e ficar melhor, me avisa! Beijinhos

      Curtir

    • Olá Rosane, o Fudge é um doce macio, tipo um brigadeiro, então acredito que caixinhas ou embalagens de plástico com celofane sejam boas, para não grudar o doce..

      Curtir

    • Olá Tatiana! O Fudge pode ficar fora da geladeira desde que não esteja muito quente. É como um chocolate que derrete no verão… Se o tempo estiver ameno ou frio, não haverá problema…

      Curtir

    • Olá Elizandra! O chocolate é o normal mesmo. O tipo fracionado ou cobertura é mais utilizado quando se quer modelar o chocolate, como fazer bombons ou ovo de Páscoa, por exemplo.

      Curtir

    • Olá Cassia. A combinação chocolate e limão é sempre deliciosa. O meio amargo também combina. Mas se for fazer o fudge precisa adaptar a quantidade do chocolate pois o meio amargo e o branco possuem quantidade de gorduras diferentes..

      Curtir

    • Não sei se existe chocolate meio amargo branco, eu fiz com a receita original e deu muito certo. Delicioso! Mas acho que não deve interferir em nada a não ser no sabor mesmo.Nao custa tentar.
      Abraços

      Curtir

      • Oi Solange. Não existe chocolate branco “meio amargo”.. mas concordo que com o preto meio amargo tb vai ficar delicioso! 😋

        Curtir

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....