Sorvetão (ou Torta de Sorvete)

Muito calor?! Se refresque com esse Sorvetão, também conhecido como Torta de Sorvete! É fácil de preparar e uma delícia...

Esse Sorvetão tem gosto de infância para mim! A receita é da avó de uma colega de escola e estava guardada no fichário de receitas da minha mãe.. Em um desses dias ensolarados me lembrei dessa sobremesa e aproveitei um almoço de domingo na casa dos meus pais para resgatar a dita cuja.

Quando éramos crianças, por volta dos 9-10 anos, fomos divididos em grupos no colégio onde cada equipe deveria fazer uma apresentação na aula de Inglês. O nosso grupo decidiu (não me lembro bem como foi feita essa decisão, mas isso não importa muito não é?) que cantaríamos uma canção. Na época, o tio dessa menina era professor de um cursinho de inglês, então alguns dias da semana nós íamos para casa dela ensaiar a música Perhaps Love, de John Denver & Plácido Domingo. A avó dela preparava o lanche para a turminha de 5-6 crianças e minha felicidade era maior quando tinha esse Sorvetão de sobremesa! Óbvio que fiz minha mãe pegar a receita com a avó dela rsrsrs…

Mas a relação de infância com esse Sorvetão não para por aí. No dia que eu estava tirando as fotos para postar aqui, pedi ajuda do Marido para segurar a espátula com um pedaço do doce e não é que quando ele avistou o prato soltou em alto e bom: “Nossa! É a Torta de Sorvete da tia Eliane!! Eu sempre sonhei que alguém fizesse essa torta de novo pra mim!”… Gente, eu tive que me segurar para não rir do jeito criança como ele falou 🙂 . Bom, resumindo, tive que me apressar em tirar as fotos, porque o bichinho estava impaciente para relembrar esse gostinho de infância.


SORVETÃO (OU TORTA DE SORVETE)

Ingredientes:

Calda:

  • 5 colheres (de sopa) de CHOCOLATE EM PÓ
  • 5 colheres (de sopa) de ÁGUA
  • 5 colheres (de sopa) de AÇÚCAR
    DICA: omita o açúcar se quiser uma calda menos doce.

Creme:

  • 3 GEMAS
  • 3 CLARAS
  • 1 pitada de SAL
  • 1/2 colher (de sopa) de AMIDO DE MILHO
  • 1 lata de LEITE CONDENSADO
  • 2 medidas da lata de leite condensado de LEITE INTEGRAL
  • 5 colheres de sopa de AÇÚCAR
  • 1 lata de CREME DE LEITE sem o soro

Modo de preparo:

Calda:

  1. Inicie pela calda para que ela esfrie. Em uma panela pequena, leve ao fogo todos os ingredientes e assim que ferver jogue a calda no fundo da forma em que você fará o sorvetão.

Creme:

  1. Em uma panela média, coloque o leite condensado, o sal, o leite, o amido de milho e as gemas peneiradas.
  2. Leve ao fogo e deixe cozinhar por uns 15 minutos até engrossar levemente. A consistência ideal é um “mingau ralo”. Deixe amornar um pouco.
  3. Bata as claras em neve com o açúcar e em seguida acrescente o creme de leite sem soro, mexendo delicadamente.
  4. Acrescente a mistura das claras ao creme de leite condensado, com movimentos suaves.
  5. Em seguida, despeje na forma untada com a calda já fria.
  6. Leve ao freezer por no mínimo 4 horas. O ideal é de um dia para o outro.
  7. Quando for servir, retire uns 10 minutos antes do freezer e passe uma faca ao redor para ajudar a soltar.
    DICA: se achar necessário, aqueça a forma na boca do fogão para ajudar a desenformar.

Muito calor?! Se refresque com esse Sorvetão, também conhecido como Torta de Sorvete! É fácil de preparar e uma delícia...

Muito calor?! Se refresque com esse Sorvetão, também conhecido como Torta de Sorvete! É fácil de preparar e uma delícia...

Muito calor?! Se refresque com esse Sorvetão, também conhecido como Torta de Sorvete! É fácil de preparar e uma delícia...

17 comentários

  1. Gente fiz! Modifiquei um pouquinho …a calda, peguei uma xícara do creme e acrescentei uma colherinha de nescafé e mexi beeeem coloquei no lugar da calda de chocolate. O amarguinho do café quebrou o doce e ficou espetacular.
    O resto do processo fiz tudinho igual.
    Mas vou te contar…que receitinha gostosa você nos passou amiguinha😋
    Beijuuu.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....