Fudge de Nutella

Quadradinhos macios saborizados com Nutella! Esses fudges vão fazer você não querer parar de comer. Incrível Fudge de Nutella!

Uma das receitas mais acessadas do blog é a de Fudge de Limão Siciliano e Amêndoas. Lembra dela? Ai ai, deu até água na boca. No post dessa delícia eu conto um pouquinho sobre a origem desse docinho americano e da facilidade que é prepará-los. Mas eu reconheço que não é todo mundo que gosta de um sabor cítrico, ainda que o limão siciliano seja bem mais suave que o taiti. Então resolvi preparar a versão chocolatuda desses pequenos quadradinhos macios e pra deixar tudo melhor tem Nutella® envolvida. ❤

A receita foi baseada na do blog Feito Em Casa, com pequeninas alterações. Está mais na maneira de congelar o doce para evitar que transpirem ao sair da geladeira. É fato que moramos em um país tropical, de temperaturas um tanto elevadas para os padrões americanos, de onde nasceu esse tipo de docinho, então é natural que não se mantenham firmes muito tempo fora da geladeira, caso seja um dia de calor. Mas não se preocupe, duvido que eles sobrem muito tempo aí na sua casa. Eles terminam num piscar de olhos!


Fudge de Nutella®

Ingredientes:

  • 1 lata de LEITE CONDENSADO (395 gramas)
  • 1 colher (de chá) de EXTRATO DE BAUNILHA
  • 230 gramas de CHOCOLATE MEIO AMARGO em gotas ou picado (no mesmo tamanho de preferência das gotas)
  • 1 pote grande de NUTELLA® (350 gramas)
  • 45 gramas de MANTEIGA SEM SAL em temperatura ambiente, cortada em pedaços pequenos
  • 1 pitada de SAL

Modo de preparo:

  1. Se o seu chocolate não estiver picado, pique e reserve.
  2. Forre uma assadeira quadrada de 20 cm com papel manteiga, deixando sair um pouco do papel nas laterais para ajudar a retirar o fudge depois.
  3. Coloque todos os ingredientes juntos em uma tigela de vidro e leve para derreter em banho-maria (não deixe a água encostar na tigela de vidro!!).
  4. Misture sempre até tudo estar dissolvido e incorporado. Leva em média 7 minutos. Muito cuidado para não encostar nem espirrar água dentro da mistura.
  5. Espalhe a mistura na assadeira nivelando com a espátula e leve para a geladeira até que fique bem firme. Pode ser de uma dia para o outro.
    DICA: Se estiver com pressa, pode deixar por 2 horas no congelador para endurecer mais rápido. Particularmente não gosto muito de levar para o congelador, pois faz o chocolate “transpirar” muito depois que retira de lá.
  6. Quando estiver bem firme, segure pelas “orelhas” do papel manteiga que ficou nas laterais da assadeira, desenforme e corte em quadradinhos. Se o tempo estiver quente, mantenha na geladeira e retire um pouco antes de servir.
    DICA: Vire a parte de baixo para cima, deixando o fundo como topo superior, assim eles ficarão bem retinho. Se quiser corte as laterais para deixar bem quadradinho, mas não desperdice essas rebarbas, ok? rs…

Quadradinhos macios saborizados com Nutella! Esses fudges vão fazer você não querer parar de comer. Incrível Fudge de Nutella!

Quadradinhos macios saborizados com Nutella! Esses fudges vão fazer você não querer parar de comer. Incrível Fudge de Nutella!

16 comentários

    • Oi Gisele.. a água do fundo da panela não deve encostar na tigela de vidro, no banho-maria.. deve ser 1 a 2 dedos de água somente, para que o vapor da água derreta o chocolate.. beijos

      Curtir

    • Olá Márcia! Para não encostar o fundo da tigela na água do banho maria você precisa de uma panela mais funda que a tigela, enchendo apenas uns 2 a 3 dedos de água. É o vapor que deve derreter o chocolate. Você pode fazer no microondas também, lembre-se de usar uma tigela grande e funda para não derramar e de mexer em intervalos de tempos curtos para não queimar os ingredientes..

      Curtir

  1. Olá, Lívia! Meu nome é Maria Clara e estou começando no ramo dos brigadeiros gourmet e FUDGES para vender. Já fiz a sua receita de FUDGES de limão siciliano e fiz um de chocolate amargo com laranja, os dois ficaram deliciosos.
    Meu problema é o nosso calor. Eles não se mantém firmes por muito tempo. Você tem alguma sugestão de como manter os FUDGES firmes?

    Curtir

    • Oi Maria Clara, infelizmente fudges não combinam com calor.. nosso país tropical combina mais com o brigadeiro mesmo.. no verão, só deixando na geladeira.. muita gente curte comer geladinho.. 😉 fiquei feliz de saber que gostou da receita de limão siciliano.. uma das minhas preferidas! Sucesso no seu empreendimento! Bjs

      Curtir

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....