Pavê de Doce de Leite Crocante

Creme baunilhado recheado de doce de leite e coberto com crocantes de castanha de caju.. Ainda preciso te convencer a fazer esse maravilhoso Pavê de Doce de Leite Crocante?

E ontem foi o dia oficial do início das Festas Juninas! Dia de Santo Antônio, padroeiro casamenteiro que deve estar de cabeça para baixo em muitas casas por aí rsrsrs… Pobrezinho… E por aqui esse maravilhoso Pavê de Doce de Leite Crocante também vai deixar muita gente de cabeça virada! 😉

Festa Junina não pode faltar doce de leite, seja cremoso para comer de colher, em quadradinhos, no canudinho, ou como brigadeiros (clica para ver que lindeza!). Então, neste ano, essa iguaria divina aparece como recheio de um creme baunilhado coberto com crocantes de castanha do pará!

A receita parece complicada, mas não é… acabou ficando grande porque enchi de dicas para que sua torta/pavê saia incrível! Fique mais bonita e tão gostosa como a minha! E você não tenha receio de prepará-la. O segredo está na escolha dos ingredientes, que (sempre) devem ser de boa qualidade. Sabor é tudo, né?! E se você já é frequentador do blog, já sabe qual doce de leite usei nesta receita.. rsrs.. sim, o melhor doce de leite nacional! O mineirinho Viçosa! Não é propaganda, apenas digo porque acho justo compartilhar o que é bom.. Mas fica à vontade para usar o que preferir, desde os importados argentinos até o leite condensado feito na panela de pressão. O importante é que você goste do sabor da marca que for usar… Prefira os mais encorpados e cremosos. Não use os que sejam muito líquidos, mesmo indo na geladeira, pode não aguentar muito tempo fora dela.

É isso minha gente! Prepare a fogueira, arrume as bandeirinhas e bom São João para todos nós sô!!!

Creme baunilhado recheado de doce de leite e coberto com crocantes de castanha de caju.. Ainda preciso te convencer a fazer esse maravilhoso Pavê de Doce de Leite Crocante?


Pavê de Doce de Leite Crocante

Ingredientes:

DO CREME:

  • 200 gramas de MANTEIGA SEM SAL
  • 2 latas de CREME DE LEITE SEM SORO
    DICA: para tirar o soro, deixe as latas no freezer por 40 minutos e depois faça 2 furos na tampa e vire para escorrer o soro.
  • 2 xícaras de AÇÚCAR REFINADO peneirado
  • 3 GEMAS (peneiradas)
  • 1 colher (de chá) de EXTRATO DE BAUNILHA (opcional)

DA BASE:

  • 2 pacotes de BISCOITO MAIZENA ou MARIA
  • LEITE para umedecer os biscoitos

DO RECHEIO E COBERTURA:

  • 800 gramas de DOCE DO LEITE (o melhor que puder usar!)

DO CROCANTE:

  • 1/2 xícara (de chá) bem cheia de CASTANHA DO PARÁ
    DICA: usei a versão salgada, mas retirei bastante do sal, e por isso usei manteiga sem sal. Um pouco de sal ajuda a enaltecer o doce.
  • 1 xícara (de chá) de AÇÚCAR
  • 1 colher rasa de MANTEIGA

Modo de preparo:

DO CREME:

  1. Deixe o creme de leite sem soro fora da geladeira enquanto prepara o creme. Assim ele não estará muito gelado no momento que precisar usá-lo.
  2. Coloque na batedeira o açúcar, as gemas peneiradas e a manteiga, e bata em velocidade média/alta até ficar um creme esbranquiçado e fofo.
  3. Acrescente 1 lata de creme de leite sem o soro por vez e misture no creme com uma espátula até ficar tudo homogêneo. Não use a batedeira para não talhar o creme.
  4. Por último acrescente a baunilha, se for usá-la.

DA MONTAGEM:Creme baunilhado recheado de doce de leite e coberto com crocantes de castanha de caju.. Ainda preciso te convencer a fazer esse maravilhoso Pavê de Doce de Leite Crocante?

  1. Forre uma fôrma de fundo falso com filme plástico para facilitar na hora de tirar a torta. Uma dica é molhar levemente a fôrma para ajudar a “grudar” o plástico filme. A minha fôrma tem 20 centímetros.
  2. Umedeça (levemente) os biscoitos no leite sem açúcar e forre o fundo e as laterais da fôrma.
    DICA 1: não molhe todos de uma vez, senão eles vão se desfazer na hora em que for pegá-los. Não molhe muito também, para não encharcar de leite o creme. Escorra bem o biscoito molhado.
    DICA 2: Não se preocupe se a borda de biscoitos ficar mais alto que a fôrma, como eles estarão umedecidos, será fácil “cortá-los” no final da montagem.
  3. Despeje, com muito cuidado, metade do creme e nivele.
  4. Coloque mais uma camada de biscoito umedecidos no leite e em seguida acrescente uma camada generosa de doce de leite. Para o recheio usei um pouco mais de 600 gramas de doce de leite.
  5. Coloque por cima uma camada de biscoito umedecidos e depois o restante do creme. Por último mais uma camada de biscoito.
    DICA: com uma faquinha sem ponta (eu usei uma espátula de manteiga), retire o que sobrou do biscoito nas laterais.
  6. Leve à geladeira para endurecer. Enquanto isso, faça o crocante.
  7. Para desenformar, vire a torta gelada no prato que irá servir e puxe delicadamente o plástico filme.
  8. Cubra com o restante do doce de leite e salpique por cima o crocante.

DO CROCANTE:

  1. Unte a bancada de mármore com manteiga ou use um tapete de silicone.
  2. Em uma panela alta, derreta o açúcar até virar caramelo, em fogo baixo. Cuidado para não deixar queimar.
  3. Acrescente a castanha do pará e a manteiga e misture rapidamente. Cuidado, pois o caramelo pode subir um pouco.
  4. Despeje sobre a superfície untada ou sobre o tapete.
  5. Após esfriar quebre até ficar esfarelada.
    DICA 1: use a castanha já picada, acho que o resultado final ficará mais delicado. Eu usei as castanhas inteira e alguns pedaços ficaram um pouco grande.
    DICA 2: para quebrar, coloque pedaços do crocante em um saco limpo e seco (aqueles de freezer), embrulhe delicadamente em um pano de prato limpo e soque com o rolo de macarrão até que fique no tamanho desejado. Talvez se as castanhas já estiverem picadas, seja mais fácil quebrá-las.

Creme baunilhado recheado de doce de leite e coberto com crocantes de castanha de caju.. Ainda preciso te convencer a fazer esse maravilhoso Pavê de Doce de Leite Crocante?

14 comentários

  1. Oi! A receita parece muito boa, mas estou com receio de que o creme fique muito doce com 2 xícaras de açúcar. Será que se eu fizer com 1 xícara somente dará certo? Estou com medo de testar e desandar o creme, kkkkkk. Obrigada!

    Curtir

    • Olá Carol! Honestamente tenho minhas dúvidas se vai dar certo diminuir o açúcar, porque ele tem outras funções que não só adoçar.. Por exemplo, dar mais consistência, ou deixar o preparo encorpado.. o creme não fica muito doce e o segredo aqui é escolher um doce de leite não muito doce… para não ficar enjoativo.. Boa sorte! Bjs

      Curtir

      • Oi! Fiz a torta com 200g de açúcar e ficou perfeita, foi um sucesso aqui em casa. O creme ficou firme e com a doçura no ponto. O crocante fiz com amendoim e com a metade da quantidade de açúcar da sua receita, usei a proporção de 1 pra 1. Ficou ótimo, a torta ficou deliciosa. Obrigada pelas suas ótimas dicas!

        Curtido por 1 pessoa

  2. Olá!! Na receita diz que usa duas latas de creme de leite.. no modo de fazer, pede para acrescentar uma lata. Fiquei em dúvida se seria uma ou duas latas de creme de leite.

    Curtir

    • Olá Marcela. São duas latas de creme de leite sem soro sim. No modo de preparo indico usar uma lata de cada vez para misturar, ou seja, coloca uma e mistura depois coloca a outra e mistura novamente. Bjs

      Curtir

  3. Olá, já fiz diversas vezes e a família amou. Porém, em alguns casos, o creme talha mesmo eu misturando com a espátula. Seria por o creme de leite estar gelado, ou vestígios do soro? Ainda não acertei um ponto de creme consistente

    Curtir

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....