Pão da Hambúrguer

Fofinho, delicioso e melhor de tudo: feito por você! Aprenda como fazer esse maravilho Pão de Hambúrguer com ou sem gergelim.

Quem não gosta de pão quentinho e fofinho?! E melhor ainda quando é feito por você! ❤ Gente, que delícia esse pão de hambúrguer fica depois de pronto… É obvio que aproveitamos e compramos carne para preparar um delicioso burgão caseiro, cuja receita entrará aqui em breve, mas se você não puder esperar até lá, veja a outra sugestão que já publicamos por aqui.

Encontrei essa receita no YouTube em um canal que acho que não existe mais, o Dicas de Chef.. mas até nisso a Internet é maravilhosa! Essas relíquias ficam por lá e a gente pode encontrar e aproveitar!!! 🙂

Fiz na versão com e sem gergelim, porque aqui em casa tem gente que não curte muito esses pequenos grãozinhos.. No fundo não muda em nada o modo de preparo dessas belezuras!

Fofinho, delicioso e melhor de tudo: feito por você! Aprenda como fazer esse maravilho Pão de Hambúrguer com ou sem gergelim.


Pão de Hambúrguer

Ingredientes:

  • 500 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 45 gramas de AÇÚCAR REFINADO
  • 15 gramas de LEITE EM PÓ
  • 20 gramas de FERMENTO BIOLÓGICO FRESCO
  • 60 gramas de MANTEIGA SEM SAL em temperatura ambiente (pomada)
  • 15 ml de AZEITE
  • 200 ml de ÁGUA FILTRADA em temperatura ambiente
  • 12 gramas de SAL REFINADO
  • 5 gramas de GERGELIM

Modo de preparo:

  1. Coloque na tigela da batedeira (ou em uma tigela grande se for sovar na mão) a farinha, o açúcar, o leite em pó e o fermento esfarelado. Dê uma boa misturada.
  2. Acrescente a manteiga e misture novamente.
  3. Abra uma buraco no meio da farinha e acrescente a água, o azeite e o sal.
  4. Ligue a batedeira no mínimo e deixe todos os líquidos ir se misturando à farinha que está em volta.
  5. Quando tudo tiver se misturado por completo, ou seja, toda a farinha em volta foi incorporada aos líquidos, aumente a batedeira para o máximo e deixe sovar por aproximadamente 5 minutos ou até a sua massa estar completamente lisa.
    DICA: se você não estiver utilizando a batedeira, comece misturando o líquido na farinha pelo centro, como se fosse o movimento da batedeira para incorporar a farinha aos poucos, e depois que tudo se misturar comece a sovar a massa por aproximadamente 10 minutos.
  6. Quando a massa estiver completamente homogênea e lisa, retire do gancho e divida em 8 pedaços iguais. Faça bolinhas com elas e vá arrumando em uma travessa, mas deixe espaço de no mínimo 2 dedos.
  7. Deixe descansar por 15 a 20 minutos em local mais quente, como por exemplo, dentro do forno desligado.
  8. Depois de passado esse tempo, pegue cada bolinha, abra novamente para tirar o ar, e faça nova bolinha.
  9. Em um prato raso com água, molhe levemente a parte superior na água e passe no gergelim para grudar. Volte para a travessa, com um espaço mínimo de 2 dedos entre cada bolinha para que ela cresça e fique bem fofinha.
  10. Deixe descansar por 1 hora até que dobre de volume. Se o tempo estiver frio, deixe mais uma meia hora.
  11. Pré-aqueça o forno em 180 graus.
  12. Com a massa completamente crescida (ela vai dobrar de volume) e linda 🙂 leve ao forno, na grade do meio, até que os pãezinhos estejam completamente douradinhos. No meu forno levou em torno de 40 minutos.
    DICA 1: se quiser que os pães fiquem mais dourados, pode pincelar gema de ovo por cima. Eu não fiz isso, porque a massa já leva leite em pó, que ajuda a corar os pães.
    DICA 2: para saber se já estão assados, bata levemente sobre o pão que deve sair um som oco.
  13. Tire do forno e deixe esfriar completamente.

Fofinho, delicioso e melhor de tudo: feito por você! Aprenda como fazer esse maravilho Pão de Hambúrguer com ou sem gergelim.

Fofinho, delicioso e melhor de tudo: feito por você! Aprenda como fazer esse maravilho Pão de Hambúrguer com ou sem gergelim.

Um comentário

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....