Madeleines de Limão Siciliano

Um clássico francês para acompanhar uma bela xícara de café ou chá! Madeleines de Limão Siciliano são bolinhos macios e perfumados. Impossíveis de resistir!

As Madeleines são um clássico da confeitaria francesa, mais precisamente da região de Lorena, irresistíveis ao acompanhar uma boa xícara de café ou chá. São bolinhos macios, delicados e perfumados em formato de conchas. São lindas, não?! E são bem simples de serem feitas, desde os ingredientes de fácil acesso como o modo de preparo. O sinal de uma madeleine perfeita é a sua “barriguinha” na parte de trás!

Há diversas histórias sobre sua origem, e uma delas conta que no século XVIII as freiras de um convento dedicado à Maria Madalena, vendiam bolinhos em formatos de concha para manter tanto o convento quanto suas creches. Quando os conventos e monastérios foram abolidos da França durante a Revolução Francesa as freiras venderam a receita aos confeiteiros da região, que passaram a produzir o doce e nomearam de madeleine em homenagem ao convento.

A primeira vez que eu experimentei madeleines foi durante uma visita ao Mosteiro São Bento, no Centro de São Paulo. Dentro da Igreja há uma pequena lojinha que vende, além de itens religiosos, itens de padaria e confeitaria. Além das madeleines trouxemos licores e chocolates. E medalhinhas do Santo também. As madeleines vieram em uma latinha muito charmosa que tenho até hoje.

Depois dessa visita, comecei a pesquisar a receita e percebi que eram bem simples de serem feitas, faltava apenas a fôrma especial em formato de conchas. Depois de muito pesquisar na Internet, comprei a fôrma e usei a receita da Ju do Cupcakeando para estrear. Há receitas de vários sabores, mas eu quis começar pelo clássico sabor de limão, e usei o siciliano porque é bem suave e gosto bastante.

Um clássico francês para acompanhar uma bela xícara de café ou chá! Madeleines de Limão Siciliano são bolinhos macios e perfumados. Impossíveis de resistir!


Madeleines de Limão Siciliano

Ingredientes:

  • 2 OVOS
  • 120 gramas de AÇÚCAR REFINADO
  • Raspas de 2 LIMÕES SICILIANOS tamanho médio (aproximadamente 2 colheres de chá)
  • 100 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 3 gramas de FERMENTO
  • 1 pitada generosa de SAL (dois dedos)
  • 100 gramas de MANTEIGA SEM SAL derretida e morna (não pode ser nem quente nem fria)

Modo de preparo:

  1. Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Reserve.
  2. Em outra tigela, acrescente os ovos, o açúcar e as raspas do limão. Bata até obter uma espuma.
    DICA: Melhor usar a batedeira, mas se quiser usar o fouet, não tem problema, só cansará mais…
  3. Adicione a mistura de farinha, fermento e sal aos poucos, batendo até incorporar apenas.
  4. Em seguida, acrescente a manteiga morna e misture bem, com uma espátula, até incorporar tudo.
    DICA: se estiver muito quente, pode cozinhar os ovos; e se estiver fria não vai se misturar bem na massa e pode acabar soltando líquido quando for assar os bolinhos.
  5. Cubra a tigela com filme plástico e leve a geladeira por, no mínimo, 2 horas, ou até 2 dias. Quanto mais tempo a massa descansar, mais apurado ficará seu sabor. Eu fiz de véspera e assei pela manhã.
    DICA: o descanso da massa é o que faz a barriguinha característica das madeleines. Então, se não tiver tempo de esperar, não tem problema. Bora assar.
  6. Quando for assar, pré-aqueça o forno a 220˚C, unte a fôrma de madeleines com manteiga e farinha, preencha apenas 2/3 de cada cavidade (aproximadamente 1 colher de sopa cheia) e asse por uns 8 minutos. Ou até ficar levemente dourado, vai depender muito do seu forno, então fique de olho!
    DICA 1: não precisa espalhar a massa na cavidade da fôrma, o calor do forno fará o trabalho.
    DICA 2: se quiser, pode colocar a massa em um saco de confeiteiro ou ziploc para ajudar a preencher as forminhas.
    DICA 3: guarde a massa na geladeira enquanto aguarda a fornada assar. O ideal é usar a massa ainda gelada.

Rendimento: depende do tamanho da sua fôrma. Cada cavidade da minha tem 7,5 cm então renderam 2 fornadas totalizando 24 madeleines.

A minha assadeira é da marca Fackelmann. Eu comprei em alguma loja virtual. Existem vários modelos no mercado de tamanhos diversos.

DICAS:

  1. Pode usar o limão taiti ou laranja. Nesse caso, meça 2 colheres de chá de raspas da fruta.
  2. Se não tiver forminhas de madeleines, você pode usar as de mini cupcake, preenchendo apenas 1 dedo (baixinhas) para que fiquem pequenos. Se também não tiver essa forma, use uma assadeira pequena, de lateral baixa, e corte em pedaços pequenos depois de assada. Não esqueça de ajustar o tempo de forno. Elas devem sair levemente douradas! Fique de olho!
  3. Se a sua fôrma for antiaderente ou de silicone, não precisa untar com manteiga e farinha. A minha fôrma é antiaderente, e eu fiz um teste. A primeira fornada eu untei e enfarinhei. A segunda eu limpei a fôrma e assei direto. Apesar de assar pelo mesmo tempo, observe, nas fotos, que as madeleines da segunda fornada saíram mais escurinhas, porque estavam sem a farinha. Mas isso não afeta o sabor.. ambas deliciosas!

Um clássico francês para acompanhar uma bela xícara de café ou chá! Madeleines de Limão Siciliano são bolinhos macios e perfumados. Impossíveis de resistir!

Um clássico francês para acompanhar uma bela xícara de café ou chá! Madeleines de Limão Siciliano são bolinhos macios e perfumados. Impossíveis de resistir!

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s