Livro Alimentos Regionais Brasileiros

Diante da grande imensidão continental do país que vivemos, é muito comum não conhecermos nem metade de todos os alimentos que estão disponíveis em cada cantinho do Brasil. Por isso, o Ministério da Saúde lançou este ano o livro Alimentos Regionais Brasileiros que tem por objetivo divulgar os alimentos típicos de cada região juntamente com receitas e fotos incríveis. A ideia do livro também é incentivar a população brasileira a buscar uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes. Vale a pena conhecer a publicação!

Clique aqui e aproveite essa publicação gratuita!

Abaixo está a apresentação do livro pelo MS:

“O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), vem desenvolvendo diversas ações de promoção da alimentação adequada e saudável para a população brasileira e investindo na elaboração de publicações e materiais educativos de forma integrada e intersetorial.

Em 2002, o MS publicou a primeira edição do livro Alimentos Regionais Brasileiros, com o objetivo principal de divulgar a imensa variedade de frutas, hortaliças, tubérculos e leguminosas brasileiras, além de apoiar a educação alimentar e nutricional e incentivar a alimentação adequada e saudável. Esse material contribui, ainda, para divulgar a variedade de alimentos em todas as regiões, orientar seu uso em preparações culinárias e resgatar, valorizar e fortalecer a cultura alimentar brasileira.

A partir de 2007, a CGAN conduziu um processo de atualização e revisão dos alimentos e das preparações do livro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituições de ensino, pesquisadores e profissionais de saúde.

Assim, esta nova edição apresenta-se com o propósito de favorecer o conhecimento acerca das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outros existentes em nosso país, além de estimular o desenvolvimento e a troca de habilidades culinárias, resgatando e valorizando o ato de cozinhar e apreciar os alimentos, seus sabores, aromas e suas apresentações, tornando o ato de comer mais prazeroso.

O material traz – além dos alimentos por região – receitas culinárias, dicas de como cozinhar com mais saúde e uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando nossa diversidade cultural. O resgate, o reconhecimento e a incorporação desses alimentos no cotidiano das práticas alimentares representam importante iniciativa de melhoria do padrão alimentar e nutricional, contribuindo para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável e da segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

MINISTÉRIO DA SAÚDE”

Anúncios

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s