Essa é clássica, mas incrivelmente deliciosa! As frutas ficam a seu critério, mas eu acho que os morangos dão um charme especial para essas tortinhas. E o que falar do sabor desse creme que leva fava de baunilha de verdade?! Sim, eu sei que a fava de baunilha não é baratinha, mas ó, se um dia puder comprar, vale a pena! Fiquei encantada com essas pintinhas pretas da fava no creme. Lindas de morrer!
As tortinhas de morango foram presente de Dia das Mães para a melhor mãe do mundo: a minha! Não preciso nem dizer que a família inteira se aproveitou do presente… Minha mãe escondeu uma só para garantir um repeteco mais tarde. Sei que estou atrasada com essa postagem, afinal maio já passou longe, mas antes tarde do que nunca, não é?! A receita é da nossa confeiteira predileta: Dani Noce!
Tortinha de Morango
Ingredientes:
MASSA:
- Uma receita de massa doce para torta Pâte Sucrée.
CREME DE BAUNILHA:
- 500 ml de LEITE INTEGRAL
- 500 ml de CREME DE LEITE FRESCO
- 1 lata de LEITE CONDENSANDO (395 gramas)
- 50 gramas de MAISENA
- 3 GEMAS
- 1 FAVA DE BAUNILHA (ou 1 colher de chá de ESSÊNCIA DE BAUNILHA)
MONTAGEM:
- MORANGOS para decorar
Modo de preparo:
- Prepare a base da torta conforme a receita indicada e somente a recheie quando estiver totalmente fria.
- Para o creme de baunilha, junte todos os ingredientes em uma panela e em fogo baixo mexa sem parar com um fouet (batedor de arame).
DICA: a fava de baunilha dá muito mais sabor do que a essência e ainda deixa aqueles lindos pontinhos pretos! Para usar a fava, corte-a ao meio no sentido do comprimento e com o lado sem serra da faca raspe bem todas as sementes. Guarde a fava (casca) para fazer extrato de baunilha ou açúcar baunilhado. - Quando o creme engrossar, cozinhe por mais 2 minutos. O meu creme levou aproximadamente 30 minutos para engrossar.
- Retire do fogo e passe o creme para uma tigela limpa.
- Cubra com plástico filme bem rente ao creme para evitar de criar uma película e leve para a geladeira, por pelo menos 2 horas. Quanto mais tempo deixar, melhor. Eu deixei a noite inteira.
- Quando for usar, mexa vigorosamente com o fouet para que ele retorne à consistência de creme.
- Com a massa da torta assada e fria, coloque o creme em um saco de confeitar com o bico pitanga e recheie as massas das tortinhas.
DICA: caso não tenha saco nem bico de confeitar, use uma colher pequena para rechear as tortinhas. - Decore com morangos e sirva gelado.
Rendimento: 12 tortinhas
Dicas:
- Depois de prontas, melhor consumir em 1 dia.
- Se sobrar creme, use como recheio de biscoitos amanteigados ou de biscoito maisena e seja feliz!
Boa tarde !! A tortinha de morango cuidado voce nao come so uma.!! De deliciosas !!
CurtirCurtido por 1 pessoa