Pâte Sucrée é uma massa de torta um pouco crocante, mais macia e mais doce que as outras (pâte sablée e pâte brisée). É parecida com a massa de biscoito amanteigado, portanto, o que sobrar da massa durante o preparo da receita, podem virar deliciosos biscoitinhos para acompanhar o café da tarde.
Nunca havia feito massa de torta antes e confesso que fiquei apreensiva e um tanto insegura, mas com as dicas que busquei na Internet e o passo-a-passo das sempre incríveis receitas da Dani Noce, me surpreendi com o resultado. O processo para preparar é simples, só a espera de no mínimo 2 horas na geladeira é que nos faz ter que nos programar com antecedência. Por outro lado, ela pode ser preparada de véspera e assada depois, no dia seguinte. Não é uma maravilha para os nossos dias corridos? Pois agora não tem mais desculpa! Mãos na massa!
Pâte Sucrée
Ingredientes:
- 240 gramas de FARINHA DE TRIGO
- 1 pitada de SAL
- 100 a 125 gramas de AÇÚCAR DE CONFEITEIRO
- 130 gramas de MANTEIGA gelada cortada em cubos
- 1 OVO
- ÁGUA gelada (se necessário)
- PAPEL MANTEIGA
Modo de preparo:
- Corte a manteiga gelada em cubos pequenos e volte para a geladeira por uns 10 minutos. Só tire quando for o momento de usá-la.
- Em uma tigela razoavelmente grande e alta, peneire a farinha, o sal e o açúcar e misture um pouco.
DICA: se possível deixe a farinha de trigo na geladeira por 30 minutos antes de usá-la. Isso deixará a torta mais crocante. - Acrescente os cubos de manteiga sobre a mistura de farinha e misture um pouco para que os pedacinhos não grudem uns nos outros.
- Incorpore com as pontas dos dedos o mais rápido que conseguir, até que se forme um farelo, com aspecto tipo de areia de praia. Não tem problema se sobrar pedaços irregulares de manteiga, é para sobrar mesmo pois ela que vai dar crocância na massa.
- Acrescente o ovo e amasse com delicadeza até formar a massa. Mas não mexa muito, o objetivo não é deixar a massa elástica. Só acrescente a água se for extremamente necessário para juntar a massa.
DICA: se a massa ainda não tiver se juntado, você pode apenas passar a sua mão na água e tentar juntar o que sobrou da massa. Isso serve para que a massa vá aos poucos se formando sem que fique mole e sem excesso de água. A adição da água será necessária caso a sua farinha esteja mais seca ou mais úmida. O tamanho do ovo que você coloca também pode influenciar na quantidade final da água. - Na bancada/mesa, abra uma folha de papel manteiga e coloque a massa no meio, cubra com outra folha de papel manteiga do mesmo tamanho, formando um “sanduíche”. Se sua folha de papel manteiga não for muito alta, divida a massa ao meio e repita o mesmo processo depois com a outra metade.
- Abra a massa com a ajuda de um rolo. Deixe a massa bem fininha (aproximadamente 8 mm).
- Coloque o “sanduíche” em uma assadeira para facilitar o transporte. Leve para a geladeira por pelo menos 2 horas ou até 48 horas.
- Depois de gelada, corte a massa no tamanho um pouco maior que a forma que for usar.
- Ajeite a massa nas forminhas e com os dedos retire as sobras das laterais. Faça furinhos na massa com um garfo para não “inflar” na hora de ir pro forno.
- Leve para o congelador por uns 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220 graus.
- Quando retirar as forminhas do congelador, cubra a massa com um pedaço de papel manteiga e preencha com bolinhas de cerâmica, feijão ou outro grão qualquer. Isso vai fazer peso e a massa não vai crescer no meio, toda irregular.
- Leve para assar por aproximadamente 15 minutos até a borda ficar levemente dourada. Tire do forno e, com cuidado, retire os pesos e o papel manteiga. Volte para o forno por mais uns 5 minutos até a base ficar dourada e firme. Tire do forno e aguarde esfriar completamente para desenformar.
Rendimento: 12 tortinhas de 10 cm cada.
Dicas:
- Você pode aumentar um pouco a quantidade de açúcar para deixar a massa mais doce, por exemplo, usar 130 gramas.
- Caso não tenha papel manteiga, faça uma bola com a massa, embrulhe em PLÁSTICO FILME e achate a bola para que fique mais fácil na hora de abrir a massa. Deixe descansar na geladeira e quando for usar, abra em superfície ligeiramente enfarinhada. Mas não trabalhe muito a massa para não ficar elástica.
- É importante que a massa esteja bem gelada, principalmente quando se pretende trabalhar durante o verão do Rio de Janeiro, por exemplo. Caso sinta que a massa está ficando mole, volte para a geladeira até ficar firme novamente. Repita esse processo quantas vezes achar necessário.
- Essa massa rende uma torta de aproximadamente 23 cm de diâmetro. Nesse caso, o tempo de forno deve aumentar um pouco.
- Você pode guardar os feijões ou os outros grãos para utilizar em uma próxima torta, mas não poderá mais usá-los em refeições!
Obrigada pela receita! Perfeita!
CurtirCurtido por 1 pessoa