Depois da minha primeira experiência fazendo risoto, resolvi me aventurar novamente e dessa vez com um sabor totalmente inusitado e aromático. A receita do Risoto de Creme de Alho Poró é do blog Cupcakeando e como a Ju adora risoto não tive dúvidas de que o resultado seria surpreendente.
Dessa vez fiz só para o Marido e eu e o pouco que sobrou congelei para provar os Arancinis, ou bolinho de risoto, em oportuna ocasião. Isso porque risoto requentado não é risoto e perde muito de sua graça. Mas os bolinhos que andei vendo pela Internet, esses sim, são tentadores! Assim que fizer venho aqui contar o resultado.
Risoto de Creme de Alho Poró
Ingredientes:
- 130 gramas de MANTEIGA
- 1/2 xícara de CEBOLA picada
- 2 DENTES DE ALHO grandes
- 1/2 xícara de CENOURA picada
- 230 gramas de ALHO PORÓ picado (aproximadamente 3 a 4 talos médios)
- 6 xícaras de CALDO DE LEGUMES
- 2 xícaras de ARROZ ARBÓREO
- 1/3 de xícara de CREME DE LEITE FRESCO
- 1/2 xícara de QUEIJO PARMESÃO ralado na hora
- SAL a gosto
- PIMENTA a gosto
Modo de preparo:
DICA: deixe todos os ingredientes à mão e previamente cortados como diz a lista de ingredientes, isso é fundamental para o preparo.
- Prepare o caldo de legumes de acordo com a receita da embalagem ou use caldo caseiro, como preferir.
- Em uma panela alta, derreta metade da manteiga (65 gramas) em fogo baixo.
- Adicione a cebola, a cenoura e o alho poró e refogue por 2 minutos.
- Acrescente o alho e refogue por mais 3 ou 4 minutos, tomando cuidado pra não queimar o alho.
- Quando começarem a ameaçar aquela corzinha, adicione o caldo de legumes e, em fogo baixo, deixe cozinhar por pelo menos 40 minutos. Sim, leva um tempinho, mas vale a pena. Vá adicionando mais água se achar que está evaporando demais, mas não passe de 1/2 xícara.
- Quando tudo estiver bem macio, leve tudo para o processador ou use um mixer para bater até ter uma mistura bem uniforme.
DICA: se for usar um processador, verifique se ele tem capacidade para a quantidade de líquido a processar. - Em outra panela, derreta 2 colheres de sopa manteiga (40 gramas) que sobrou e adicione o arroz arbóreo. Refogue em fogo baixo para envolver todos os grãos na gordura. Acrescente uma pitada de sal para ajudar o arroz a liberar qualquer umidade que tenha por ali.
- Comece a adicionar o caldo de alho poró que fizemos aos poucos. Se preferir, use uma concha de feijão. Acrescente uma concha de cada vez, espere absorver tudo e depois mais outra. Repita até que o arroz fique ao dente e o líquido tenha em sua maioria evaporado.
- Quando chegar no ponto, retire do fogo e adicione o creme de leite fresco, o resto da manteiga e o queijo parmesão ralado. Misture bem e ajuste o sal, tempere com pimenta se quiser e sirva em seguida.
Rendimento: serve 3 a 4 pessoas.