Todo mundo que cozinha sabe que a “mão” de cada cozinheira(o) é diferente, mesmo seguindo a mesma receita, não é?!.. Acaba tudo sendo influenciado pelas marcas dos ingredientes selecionados e, principalmente, pelo modo de preparo. Eu mesma já fiz a mesma receita mais de uma vez, usando os mesmos ingredientes, e uma saiu bem diferente da outra, rsrs… Culpa da maneira como eu resolvi fazer o preparo rsrsrs, ou seja, diferente da primeira… E quando a receita é de família, tipo do caderninho da Mãe, que foi “ditado” pela Vó em uma época que as pessoas usavam como medidas “punhado”, “copo”, “pires”, etc.. Difícil, não?! Pelo menos para mim que ainda estou iniciando na cozinha..
Pois bem.. minha Vó fazia uma tortinha com recheio de goiabada que ela aprendeu com uma vizinha. A tortinha ficava fininha, com uma massa macia, e bastante recheio de goiabada. Na viagem que fiz para Minas, eu trouxe goiabada cascão e resolvi que faria a bendita tortinha. Aproveitei que meus pais viriam almoçar aqui em casa, e como meu Pai já vinha falando nessa torta há algum tempo, pensei que seria a ocasião perfeita! Muito bem! Da tortinha feita pela Vó, a única coisa que ficou parecida foi a quantidade de recheio de goiabada kkk… Minha tortinha ficou alta e com muita farofinha crocante. Uma delícia, mas era outra tortinha, apesar da quantidade de ingredientes serem os mesmos.
A receita que minha Mãe me passou não era muito detalhada no modo de preparo. Dizia apenas para misturar todos os ingredientes, exceto a goiabada. Ao invés de misturar com a mão, resolvi misturar com um garfo, e isso resultou em uma farofa. A base eu apertei bem, já o topo eu espalhei a farofinha. Outra coisa que “mudei” foi que usei manteiga ao invés de margarina. É que não uso margarina em casa, e como meu Marido diz, “eu coleciono manteiga”.. 😉 Então pensei que não precisava comprar margarina. Não acredito que tenha sido essa a diferença.. Penso que a maneira como eu misturei e arrumei no tabuleiro é que fez TODA a diferença. Ainda vou tentar fazer a receita da minha Vó novamente (da maneira como minha Mãe lembra dela fazendo), mas não tinha porque não compartilhar essa que ficou muito boa! Se você gosta de biscoitos de goiabada vai adorar essa versão! Bora passar um café e comer um quadradinho de goiabada com as pessoas que ama! ❤
Quadradinhos de Goiabada
Ingredientes:
- 4 xícaras de FARINHA DE TRIGO (480 gramas)
- 200 gramas de MANTEIGA SEM SAL cortada em cubinhos
- 200 gramas de AÇÚCAR REFINADO
- 1 colher (de sopa) de FERMENTO EM PÓ
- 1 OVO
- 400 gramas de GOIABADA derretida
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno em 200 graus.
- Em uma tigela grande acrescente a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar, o ovo e o fermento. Misture tudo com a ajuda de um garfo, até virar uma farofa soltinha. Você pode fazer com as mãos, mas use as pontas dos dedos para não amassar muito a massa.
- Unte uma assadeira com manteiga (a minha era de silicone com fundo de vidro, então não untei) e espalhe metade da massa, apertando um pouco para juntar e forrar o fundo.
- Derreta a goiabada no microondas, ou na panela, com um pouco de água, e espalhe com cuidado sobre a massa na assadeira.
- Por cima da goiabada, espalhe o restante da farofa.
- Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar.
DICA: usei a função gratinar do meu forno por 5 minutos para corar a farofa. - Depois de pronto, espere alguns minutos e corte em quadradinhos com a torta ainda quente.