Aligot (Purê de Batata com Queijo)

Mistura de purê de batata com creme de leite e muito, muito queijo! Esse é o Aligot, prato típico francês..

Batata já é bom! Agora se juntar com queijo e deixar em uma consistência lisa e elástica fica divino! Essa perdição chama-se Aligot, um típico prato francês proveniente de Aubrac, que consiste em um purê de batata misturado com creme de leite e muito, muito queijo! É um clássico gastronômico que surgiu nos alpes franceses e cujo nome vem do latim “liquod”, que significa “alguma coisa”. E que “coisa” deliciosa!!!!

Na França é, geralmente, servido na transição entre o último prato salgado e antes da sobremesa, mas pode acompanhar perfeitamente carnes grelhadas. Afinal, não temos esse costume aqui no Brasil. Fiz a receita do chef Alex Atala, que ele ensina nesse vídeo aqui, e serve em seu restaurante Dom, em São Paulo.

Não é um prato difícil de ser feito mas requer atenção e muita, muita paciência (quase na mesma proporção dos queijos, rsrsrs)… Isso porque não adianta ter pressa.. Tudo na vida tem seu tempo e com o aligot não seria diferente kkk.. As duas etapas em que eu tive que ter paciência foram na hora de passar as batatas na peneira.. sim.. paciência gente… e no momento de misturar os queijos para finalizar o prato.. É um ótimo exercício para os braços, e você precisa empregar uma certa força porque tem que ser vigoroso e constante, como se estivesse batendo um bolo… Pareço exagerada quando comparada com a tranquilidade com que o chef faz esses movimentos no vídeo né… Tudo bem, talvez eu tenha que treinar mais rsrsrs… Mas de resto, é simples e vale a pena a dose extra de paciência em seu preparo, acredite..

Bom, aqui vão algumas dicas finais: escolha ingredientes de boa qualidade pois isso influenciará diretamente no resultado final. Falo de todos os ingredientes: batata, creme de leite e queijos. Principalmente os queijos. Outra coisa importante, a proporção desta receita de batatas e queijos é de um para um. Mas você vai perceber durante o preparo se precisa de mais ou menos queijo. Não precisa usar tudo se achar que já chegou no ponto ideal, senão isso pode deixar seu aligot “pesado”. Não deixe esfriar muito também. Sirva ainda quente, delicie-se e depois me conte sua experiência… 🙂

Mistura de purê de batata com creme de leite e muito, muito queijo! Esse é o Aligot, prato típico francês..


Aligot (Purê de Batata com Queijo)

Ingredientes:

  • 500 gramas de BATATA ASTERIX ou ROSENTHAL (evite usar batata inglesa porque ela é mais úmida)
  • 50 ml de LEITE INTEGRAL
  • 1 colher de MANTEIGA (20 gramas)
  • SAL
  • ÁGUA
  • 250 ml de CREME DE LEITE FRESCO
  • 250 gramas de QUEIJO MINAS PADRÃO ralado fino
  • 250 gramas de QUEIJO GRUYÈRE ralado fino

Modo de preparo:

  1. Rale os queijos, separadamente, no ralado fino. Isso vai ajudar a incorporar melhor o queijo no purê. Reserve.
  2. Lave bem as batatas, pois elas serão cozidas com a casca.
  3. Coloque as batatas em uma panela média, cubra com água e acrescente o sal. Leve ao fogo alto para cozinhar até que fiquem macias. O ponto ideal é quando começam a rachar.
  4. Despeje as batatas no escorredor e, usando uma faca pequena, retire a casca enquanto elas ainda estão quentes. Use um pano limpo para ajudar a segurá-las e evitar queimaduras. A casca sairá com facilidade.
  5. Passe as batatas ainda mornas no espremedor de batata. Se não tiver, use um garfo, mas garanta que todos os pedaços foram amassados. O purê deve ficar sem grumos.
  6. Passe as batatas por uma peneira fina, ou se não tiver, esprema ou amasse novamente.
    DICA: você pode continuar a receita, ou deixar a batata amassada esfriar em temperatura ambiente e terminar de preparar quando for servir. No caso de deixar esfriar, não tampe o recipiente da batata para evitar condensar e umedecê-las.
  7. Em uma panela, em fogo baixo, acrescente a batata amassada, a manteiga e o leite e misture até incorporar tudo.
  8. Em seguida, acrescente o creme de leite, e continuando em fogo baixo, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Misture bem até ficar um creme homogêneo.
    DICA: a partir deste ponto a temperatura baixa do fogo é essencial para dar o ponto correto do aligot. Se achar que está ficando muito quente, retire do fogo um pouco, e volte depois.
  9. Vá acrescentando os queijos, aos poucos e alternadamente, e mexa vigorosamente com a ajuda de uma espátula de silicone ou colher de pau antes de acrescentar mais queijo. Mexa sempre e levante a colher para esticar o queijo. O movimento constante é o que cria a textura elástica (“puxa”) correta deste prato. Como o fogo deve estar no mínimo, é o calor da batata que irá derreter o queijo.
  10. O aligot estará pronto quando levantado o queijo formar filamentos longos.
  11. Sirva imediatamente, de preferência na panela em que foi preparado, para não perder muito o calor.
    DICA: se você quiser, poderá trabalhar uma porção do aligot com a ajuda de 2 colheres antes de servi-lo no prato. Mas deixo isso para os mais experientes, rsrs..

Rendimento: serve bem 2 ou 3 pessoas.

Mistura de purê de batata com creme de leite e muito, muito queijo! Esse é o Aligot, prato típico francês..

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s