Um arraso! É assim que fica esse molho à bolonhesa da querida Patricia Scarpin do Technicolor Kitchen. Aliás, tudo que ela faz é sempre muito bom.. já fiz várias receitas dela que estou até pensando em criar uma Categoria ou Tag com o nome dela rsrs… As receitas dão certo na maioria das vezes, e nas poucas que não saiu legal, com certeza, foi porque eu fiz algo errado kkk.. estão na lista para tentar de novo, porque o ser humano é assim, incansável, e não se deixa vencer nas primeiras derrotas… então podem confiar nas receitas dela…
Esse bolonhesa já ganhou repetecos aqui em casa, e assim como o Marido dela, o meu também perguntou se eu não ia divulgar no blog, porque é delicioso! Então, atendendo pedidos desse outro fã, eis a receita aqui….
Não é a receita tradicional de bolonhesa que leva-se horas e horas no fogão, mas, com o pouco tempo que tenho tido para cozinhar, receitas assim caem como uma luva! Quem sabe um dia eu encare a versão tradicional… por enquanto, vou guardar essa com muito carinho porque, sem dúvida, ainda me salvará em vários almoços no final de semana.
Linguine à Bolonhesa
Ingredientes:
- 1 e 1/2 colheres (de sopa) de AZEITE DE OLIVA
- 1 CEBOLA GRANDE picadinha
- 3 DENTES DE ALHO GRANDES, amassados e bem picadinhos
- 250 gramas de CARNE MOÍDA
- SAL
- PIMENTA DO REINO moída na hora
- 1/4 de xícara (60 ml) de VINHO TINTO SECO
- 1 colher (de sopa) de EXTRATO DE TOMATE
- 1 lata (400 gramas) de TOMATES PELADOS
- 1 colher (de sopa) de AÇÚCAR CRISTAL
- 2 folhas de LOURO
- 5 raminhos de TOMILHO FRESCO
- 1 punhado de folhas de MANJERICÃO FRESCO ou ORÉGANO FRESCO
- 300 gramas de LINGUINE (ou outra massa de sua preferência)
Modo de preparo:
- Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio-alto.
- Junte a cebola e refogue até ficar transparente, em torno de 4 a 5 minutos, mexendo algumas vezes para não queimar.
- Junte o alho e refogue somente até perfumar, de 1 a 2 minutos (não deixe o alho queimar ou ficará amargo).
- Junte a carne moída e quebre-a com a colher de pau, para soltar bem os pedacinhos uns dos outros. Vá dourando a carne, mexendo algumas vezes.
- Quando a carne estiver dourada, tempere com sal e pimenta do reino.
- Acrescente o vinho e então cozinhe por 2 a 3 minutos ou até que evapore.
DICA: ao adicionar o vinho, raspe bem os queimadinhos do fundo da panela, pois eles dão mais sabor ao molho. - Junte o extrato de tomate e cozinhe por 1 minuto.
- Acrescente os tomates pelados e amasse-os com um amassador de batata. Encha a lata dos tomates com água até 3/4 da capacidade, dê uma mexidinha para raspar todos os restinhos de tomate e acrescente a água ao molho.
- Tempere novamente com sal e pimenta, junte o açúcar, as folhas de louro e os raminhos de tomilho e cozinhe em fogo baixo, mexendo algumas vezes para que não grude no fundo da panela, por cerca de 30 minutos ou até que o molho encorpe.
- Junte o manjericão/orégano, misture, desligue o fogo e tampe.
- Cozinhe o linguine (ou outra massa) em uma panela grande com água salgada até ficar al dente (verifique o tempo na embalagem). Escorra, junte ao molho e sirva imediatamente.
Rendimento: serve até 3 porções
Receita maravilhosa, amei esse post.
CurtirCurtido por 1 pessoa