Semifreddo de Limão Siciliano (versão fácil)

Semifreddo é a versão italiana macia e suave de um sorvete e esse de limão siciliano fica incrível!Delícia, delícia, delícia! No primeiro momento parece ser difícil fazer essa belezura, mas acredite, não tem mistério. Essa é a versão simples do semifreddo original, já que não vai ao fogo e nem é feito em sorveteira, e como fica incrível, imagino como deva ser a versão oficial. Essa receita foi baseada na do site Xícara de Chá.

O semifreddo é uma típica sobremesa italiana parecida com o sorvete, porém mais macia e de textura suave. A sua imaginação comanda os sabores e as misturas que podem servir de recheio como castanha-do-pará, suspiros, pedaços de chocolate, geleias de frutas, outras castanhas, como pistache, amêndoas ou macadâmias.

Para acompanhar sugiro a Calda de Chocolate que eu postei aqui.


Semifreddo de Limão Siciliano (versão fácil)

Ingredientes:

  • 1 lata de LEITE CONDENSADO (395 gramas)
  • Suco e raspas de 1 LIMÃO SICILIANO
  • 1 e 1/2 xícara de CREME DE LEITE FRESCO (bem gelado) (360 ml)
  • FILME PLÁSTICO ou saco para guardar alimento no freezer

Modo de preparo:

  1. Inicie colocando o creme de leite fresco no freezer.
  2. Escolha o modelo de refratário que vai utilizar e que possa ir ao freezer. Pode ser uma forma de bolo inglês, um refratário redondo, ou uma forma de muffim/cupcakes, se a intenção for fazer porções individuais, como as que fiz.
  3. Molhe levemente por dentro a forma/refratário com água e forre o fundo e as laterais com filme plástico, deixando sobrar nas laterais. A sobra irá servir para cobrir o creme, evitando que crie gelo em sua superfície.
  4. Tente deixar o filme plástico o mais liso possível, para não deixar o sorvete muito marcado depois de desenformado. Mas, se ainda assim, ficar marcado e você quiser deixar mais liso, basta mergulhar uma espátula ou uma faca sem serra na água quente e “alisar” a superfície. (Eu não fiz isso no meu).
  5. Antes de espremer os limões, raspe a casca em uma tigela. Evite raspar a parte branca, pois ela costuma deixar gosto amargo, raspe apenas a amarela.
  6. Acrescente o leite condensado e o suco do limão siciliano. Mexa bem até incorporar tudo.
  7. Retire o creme de leite fresco do freezer e bata na batedeira até formar picos firmes.
  8. Transfira aos poucos o creme batido para a tigela do leite condensado e com uma espátula misture tudo delicadamente, com movimentos de baixo para cima.
  9. Despeje o creme na(s) forma(s) com o plástico filme.
  10. Cubra o creme com a sobra do plástico e leve ao freezer por, pelo menos, 4 horas. Pode deixar de um dia para o outro.
  11. Retire do freezer no momento em que for servir o semifreddo, pois ele deve ser servido congelado.
  12. Coloque no prato em que vai servir e retire o plástico. Decore com frutas, caldas ou geleias e sirva. No meu caso, decorei o prato com chocolate em pó e gotinhas de chocolate. Sobre o semifreddo coloquei a calda de chocolate cuja receita está aqui. Por cima da calda, algumas raspinhas de limão siciliano para enfeitar.

Semifreddo é a versão italiana macia e suave de um sorvete e esse de limão siciliano fica incrível!Semifreddo é a versão italiana macia e suave de um sorvete e esse de limão siciliano fica incrível!

Rendimento: 12 a 14 unidades tamanho “cupcake”.

Dica: para evitar que as raspas de limão siciliano ressequem até o momento de enfeitar o sorvete, guarde-as em um recipiente fechado, em temperatura ambiente.

Semifreddo é a versão italiana macia e suave de um sorvete e esse de limão siciliano fica incrível!

Anúncios

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s