O Marido não gosta de purê porque diz que é “sem graça”, mas amou essa versão com alho que peguei do site Cupcakeando. Realmente fica uma delícia e muito, muito parecida com aquela versão do restaurante australiano. Sim, aquele mesmo!
Se você também não é adepta(o) da versão clássica do purê, experimente esta! A páprica pode ser omitida, caso não tolere sabores picantes.
Purê de Batatas com Alho Assado
Ingredientes:
- 700 gramas de BATATAS, lavadas, descascadas e cortadas em cubos pequenos
- 1 cabeça grande de ALHO
- 1 colher (de sopa) de AZEITE
- 1/2 colher (de sopa) de SAL
- 2 colheres (de sopa) de MANTEIGA (40 gramas)
- 1/2 xícara (de chá) de CREME DE LEITE FRESCO ou de caixinha
- SAL, PIMENTA DO REINO e PÁPRICA PICANTE (a gosto)
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno em 200 graus.
- Enquanto isso, retire a pele seca mais externa do alho e, com uma faca bem afiada, corte a parte de cima da cabeça, deixando à mostra cada dente.
- Pegue um pedaço de papel alumínio e coloque a cabeça bem no meio. Levante as pontas como se fosse formar um saco. Antes de fechar, regue a cabeça com o azeite.
- Disponha o saquinho em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos.
- Após esse tempo, verifique se os dentes estão moles. Se estiverem, tire do forno, caso contrário feche novamente o saco e deixe por mais 5 minutos. Cuidado para não queimar!
- Depois de pronto, retire do forno e deixe o saco aberto para esfriar um pouco.
- Enquanto o alho está no forno, descasque e corte as batatas em cubos pequenos (caso já não tenha feito isso antes).
- Na metade do tempo de cozimento do alho, coloque as batatas para ferver em uma panela média com água gelada e meia colher (de sopa) de sal.
- Cozinhe-as até que estejam bem macias. O cozimento leva em torno de 20 minutos, mas esse tempo pode variar, dependendo do seu fogão e do tamanho dos cubos de batatas. Use um garfo para verificar se estão macias.
- Quando as batatas estiverem prontas, passe-as para o escorredor de macarrão.
- Volte com a panela vazia para o fogo e acrescente o creme de leite e a manteiga.
- Pegue a cabeça de alho (que deve estar mais fria e, portanto, mais fácil de segurar) e esprema os dentes para dentro da panela. Não tem problema se caírem pedaços pretos da raiz.
- Deixe ferver por 3 minutos com o alho.
- Coloque as batatas de volta na panela e misture bem.
- Desligue o fogo e amasse tudo, com um amassador de batatas ou com um garfo mesmo, misturando bem. Tenha certeza de que o alho está sendo amassado também.
- Tempere com sal e pimenta do reino, a gosto.
- Sirva em seguida com a páprica salpicada por cima.
Rendimento: serve 2 pessoas
Dica: se quiser deixar o purê mais apimentado, misture 1/2 colher (de chá) de páprica picante junto com o creme de leite e a manteiga durante o preparo. A cor da páprica deixará o purê alaranjado, o que é bem diferente do que estamos acostumados, mas não menos delicioso.