Esses biscoitos têm gosto de infância para mim. Me lembro que quando éramos pequenas, eu e minha irmã ajudávamos nossa mãe e avó a fazer os biscoitos, mas como não tínhamos jeito para mexer com a massa, nossa função era fazer os furinhos nas bolinhas de biscoitos antes de irem para o forno. Nosso pai, às vezes, reclamava do tamanho dos furos, isso porque, imaginem o tamanho dos nossos dedinhos, como eram pequenos não ia caber muita geleia no biscoito.
O tempo passou e além dos furos ficarem maiores, para a felicidade do pai, passamos a trocar de função com nossa avó. Éramos nós quem preparávamos a massa e ela fazia os furos. E ela tinha os dedos gordinhos, então cabia muita geleia! Faz um pouco mais de 1 ano que Vovó foi morar no Céu, e esses biscoitos não tiveram a participação dela. Foi a primeira vez que fizemos sem ela presente (no fundo eu sei que ela estava lá, monitorando o tamanho dos furos, rs).
Esses biscoitos foram preparados pela minha irmã para um café da tarde na casa dela em um final de semana com a família toda reunida. Aproveitei para fotografar e registrar aqui essa delícia de maneira que fique eternizada assim como essas memórias de infância ficaram pra mim.
Biscoito Doce (para geléia / nutella)
Ingredientes:
- 400 gramas de FARINHA DE TRIGO
- 150 gramas de AÇÚCAR
- 200 gramas de MARGARINA (1 tablete)
- 4 GEMAS
- 1 colher (de chá) de FERMENTO
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno à 180 graus.
- Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e consistente.
DICA: coloque o fermento na massa quando os ingredientes tiverem se misturado um pouco, principalmente as gemas e a manteiga. - Faça bolinhas com a mão e coloque na assadeira, com um pouco de espaçamento pois o biscoito cresce devido o fermento. Não é necessário untar a assadeira.
- Fure com o dedo cada bolinha da massa, para que depois de assado possa colocar o recheio de sua preferência, como geléia, Nutella® ou outro.