E finalmente chegamos a 100 receitas publicadas no blog! Ieiii!!! Dá para acreditar?! Para quem nunca cozinhou, chegar nesse marco em pouco mais de 2 anos de blog é algo realmente significante. Daria para fazer um post contando sobre todos os momentos de frustração quando a receita não dava certo e, principalmente, dos momentos de felicidade quando davam e ficavam deliciosas!
Ainda tenho muito a percorrer no mundo culinário e sou especialmente grata a minha família e amigos por me incentivarem e ajudarem em várias ocasiões, desde sair correndo para comprar de última hora um ingrediente que estava faltando, ou ajudar durante a sessão de fotos quando precisava que alguém segurasse um pano de fundo, e mais ainda pela sinceridade sobre o resultado final de cada prato. Amo vocês do fundo do coração! ❤
E para ser a receita especial de número 100 trago um dos melhores pudins que já provei na vida: o pudim de nozes! O sabor suave das nozes misturado a leveza do chocolate em uma massa densa e extremamente saborosa, merecia ficar nessa posição. A receita é do blog The Cookie Shop, onde a Paula conta a história de onde ela encontrou essa receita. Então, eis mais um motivo para ela ser especial: o que é bom a gente compartilha com todo mundo, porque queremos ver todos felizes também!!!
Pudim de Nozes
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de AÇÚCAR para caramelizar a forma
- 1/4 de xícara (de chá) de ÁGUA para caramelizar a forma
- 1 xícara (de chá) de NOZES picadas (120 gramas)
- 2 latas de LEITE CONDENSADO
- 200 ml de LEITE INTEGRAL
- 2 OVOS
- 1 colher (de sopa) de CHOCOLATE EM PÓ
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 200 graus com a grade na parte mais baixa.
- Prepare uma assadeira grande com água quente para o banho-maria.
DICA: como sou meio estabanada, prefiro ferver a água em separado e depois colocar na assadeira quando a forma do pudim já estiver indo assar. - Caramelize uma forma de pudim pequena (entre 16 e 20 cm de diâmetro) e reserve. Não sou muito experiente em caramelizar pudins, já queimei bastante calda. O jeito mais fácil que encontrei foi usando água junto com o açúcar. Se você souber como faz, pule esse passo. Se quiser saber como eu faço, é assim: em uma panela pequena coloque a água e o açúcar para ferver e deixe lá até que fique com uma cor âmbar, cor tipo caramelo (dãã, rs). Evite mexer com uma colher durante todo o processo. A calda estará pronta quando as bolhas começarem a estourar mais lentamente. Com muito cuidado para não se queimar, jogue o caramelo na forma e caramelize a forma por completo com ajuda de um pano de prato ou luva de cozinha. Reserve.
- Triture as nozes no liquidificador e junte os demais ingredientes. Bata até ficar uniforme.
- Passe o creme para a forma caramelizada e cubra com papel alumínio.
- Leve para assar até um palito sair seco. No meu forno levou mais de 1 hora.
DICA: aqui é a parte que comentei no item 2 acima. Coloco a forma do pudim na assadeira dentro do forno, e então coloco a água fervida na assadeira grande até completar metade da altura da forma de pudim. - Cuidado para não secar a água do banho-maria, fique de olho e vá completando se baixar.
- Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por pelo menos 6 horas para desenformar.
- Decore com nozes e sirva geladinho.