Quem trabalha fora sabe como o final de semana não rende quando se tem muita coisa para resolver e poucas horas úteis com o comércio aberto. E é nessa hora que recorro às receitas práticas e rápidas para me salvar na falta de tempo de poder ter uma refeição normal.
Novamente, a Tatiana do Panelaterapia sabe como ajudar a resolver esses meus momentos de desespero que só a falta de tempo te proporciona! Obrigada, Tati!
Omelete de Queijo e Linguiça Defumada
Ingredientes:
- 2 OVOS
- 1/2 xícara (de chá) de QUEIJO ralado
- 1/2 LINGUIÇA CALABRESA DEFUMADA
- 1/4 de CEBOLA (opcional)
- SAL a gosto
- PIMENTA DO REINO (opcional)
- ERVAS a gosto (opcional)
- AZEITE (para untar)
Modo de preparo:
- Corte a linguiça e a cebola em pedaços pequenos e reserve.
- Rale o queijo no ralador grosso ou corte em tiras grossas e reserve.
- Esquente uma frigideira antiaderente pequena, coloque um fio de azeite e acrescente a cebola e a linguiça para fritarem em fogo médio. Caso não use cebola, pode fritar a linguiça em sua própria gordura, dispensando o azeite.
- Acrescente as ervas de sua preferência.
- Deixe que fritem até dourar.
- Enquanto isso, bata ligeiramente os ovos em uma tigela, apenas para desmanchar a gema.
- Tempere os ovos batidos com uma pitada de sal e a pimenta do reino. Misture.
- Acrescente o queijo e misture para incorporar no ovo.
- Quando a linguiça e cebola estiverem fritas, abaixe o fogo para o mínimo, dê uma “arrumada” na linguiça para que não fiquem muito próximas e despeje, com cuidado, a mistura de ovo com queijo por cima.
- Abafe com a tampa de uma panela e deixe cozinhar até que a parte de baixo fique firme.
- Com cuidado, vire o outro lado para dourar.
- Para as ervas, usei tomilho seco. Para o queijo, usei o gruyère, mas pode ser qualquer um que derreta com facilidade, como a muçarela, por exemplo, desde que não seja um queijo muito salgado.
- É bem mais fácil fazer em uma omeleteira, mas na falta dessa, dá para usar a frigideira com certo cuidado. Então, se tiver dificuldade na hora de virar a omelete, coloque ela primeiro em um prato (de preferência mais largo que a frigideira) e então apoie a frigideira por cima do prato e vire a omelete de volta. Como se estivesse virando um bolo no prato. =)
- Outro ponto de atenção é observar o tempo de cozimento da omelete porque a frigideira já vai estar bastante quente, mesmo tendo diminuído o fogo, então cuidado para não queimar o primeiro lado. Se achar que está muito quente, desligue um pouco o fogo antes de colocar os ovos.