Adivinhem quem fez esse prato?? Maridinho ❤ …. Muito amor, né gente! Tudo bem que o almoço feito por ele saiu 2 anos depois de casados (ele me prometeu que seria na primeira semana, mas tudo bem, eu não acreditei mesmo rsrsrs). No fundo, o que vale não é a intenção e sim a ação não é mesmo?! O que é o tempo nisso tudo.. algo muito relativo… E ele fez tudo SOZINHO!! Desde comprar os ingredientes, separar, picar, e até flambar! É bem verdade que não temos o apetrecho correto para flambar mas ele improvisou e acabou dando certo. Eu só não vou contar aqui para não influenciar ninguém a tentar fazer igual porque não acho correto, é perigoso brincar com fogo. Já sobre o acompanhamento do prazo, o arroz.. bem, o arroz… é aqueles de saquinho porque eu nunca fiz arroz na vida.. vergonhoso, né?! rsrsrs..
A receita é do Canal Tô Bem Na Cozinha que o Marido encontrou navegando nas Internets e só me revelou a fonte depois que almoçamos! Ele sabe que eu gosto de dar os devidos créditos a quem cria e produz essas iguarias que a gente vive babando por aí.. E sim, o strogonoff de carne ficou sensacional! Diferente do que eu estou acostumada a comer na casa de Mommy porque a receita é outra… Então agora o desafio mudou.. Meus pais querem provar essa versão feita pelo mais novo cozinheiro da família! kkkk…
O Food Styling e a fotografia são minhas. 😉
Strogonoff de Carne
Ingredientes:
- 500 gramas de CARNE (mignon, alcatra, miolo de alcatra, baby beef ou outra de sua preferência que seja saborosa)
- 1/2 CEBOLA ralada
- 1 e 1/2 colheres (de sopa) de FARINHA DE TRIGO
- 2 colheres (de sopa) de MANTEIGA
- 1 colher (de sobremesa) de AZEITE
- 1 xícara pequena (de café) de COGNAC (opcional)
- 2 colheres (de sopa) de MOLHO INGLÊS
- 1/2 CALDO DE CARNE
- 1/2 copo de ÁGUA quente (não precisa estar fervendo)
- 400 gramas de PURÊ DE TOMATE
- COGUMELOS picados sem água (à gosto, eu coloquei 1/2 xícara)
- 1/2 lata de CREME DE LEITE COM SORO ou 1 caixinha de CREME DE LEITE
- SAL à gosto
- PIMENTA DO REINO à gosto
Modo de preparo:
- Leve a cebola no processador para que fique bem fininha. Se preferir não usar o aparelho, apenas garanta que a cebola esteja bem picadinha. Reserve.
- Corte a carne em cubos (ou peça para que cortem no açougue para facilitar a vida, rs).
- Tempere a carne com sal e pimenta e misture bem.
- Acrescente a farinha de trigo e misture bem, com as mãos, envolvendo cada pedacinho de carne. Reserve.
DICA: a farinha de trigo vai ajudar a formar o molho do strogonoff. - Leve uma panela ao fogo médio/alto e acrescente a manteiga e o azeite.
- Quando a azeite estiver borbulhando, acrescente a cebola triturada e refogue até que ela esteja macia e transparente.
- Em seguida, acrescente a carne e deixe refogar na cebola por aproximadamente 2 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Passado esse tempo, feche a tampa da panela e deixe refogar por uns 5 minutos, até que carne perca a aparência de crua, e esteja levemente dourada. Nesse momento, você vai perceber que o molho está começando a se formar (graças à farinha de trigo).
- Caso vá usar o cognac, despeje a bebida sobre o refogado e com a ajuda de um acendedor próprio flambe a carne. O fogo ajudará a evaporar o álcool. Esse passo é opcional, mas deixa um sabor especial ao prato.
DICA: uma outra opção, caso não queira flambar, é despejar o cognac e deixar cozinhar por um tempo para que o álcool evapore. - Quando o fogo se apagar, mexa novamente o refogado e, então, acrescente o molho inglês. Misture um pouco.
- Dissolva o caldo de carne no copo de água quente e acrescente na panela.
- Aguarde o caldo reduzir e engrossar um pouco, por aproximadamente 3 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Acrescente o purê de tomate e misture um pouco. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos para que o tomate apure o sabor, perdendo um pouco de sua acidez. Deixe sua panela semi-aberta.
DICA: você pode diminuir a quantidade do purê de tomate caso prefira seu strogonoff mais “pálido”. - Passado esse tempo, o molho já terá reduzido bastante e estará mais encorporado. Acrescente os cogumelos picados (sem a água) e deixe cozinhar por 2 minutos para pegar o sabor.
- Tire a panela do fogo e reserve por 5 minutos.
- Em seguida, acrescente o creme de leite e misture bem.
- Sirva em seguida acompanhado de arroz branco e delicie-se!