Torta de Amêndoas com Cupuaçu

Torta deliciosa com amêndoas e recheada de cupuaçu. O recheio pode ser geleia ou até goiabada derretida. Vai resistir?

Essa torta é uma perdição! O recheio veio direto de Belém do Pará, das mãos de uma doceira sem igual, irmã da nossa querida Norma que também não fica atrás e produz bombons, chocolates e bolos deliciosos!! Conhecemos Norma há mais de 15 anos e de tempos em tempos ela visita sua família no Norte do Brasil e volta cheia dessas maravilhas típicas da região.

Esse ano ela trouxe um pote extra da famosa compota de cupuaçu para que eu fizesse uma torta com ela. Infelizmente não tenho a receita da compota, mas não fique triste, você pode rechear sua torta com geleia do sabor que preferir ou até mesmo com goiabada derretida, já pensou?! Use sua imaginação!

A massa dessa torta é conhecida como Pâte Sablée, parente da Pâte Sucrée que já passou aqui pelo blog. A diferença delas?! Bem, não sou especialista em confeitaria, mas essa daqui leva menos açúcar então combina melhor com recheios mais doces, além de derreter na boca, pois a manteiga vai em temperatura ambiente, diferentemente da sucrée na qual a manteiga gelada não derrete por completo durante o preparo da massa, garantindo uma massa mais crocante. Na dúvida, eis minha sugestão: faça as duas, assim você pode decidir qual é a sua preferida!!! rsrs..

Essa receita é do site ICKD, da Dani Noce, e leva farinha de amêndoas na massa, o que a deixa com um sabor incrível!!! Parece muito com a massa dos biscoitos linzer, que se você não conhece, não perde tempo e corre para ver a receita dessa maravilha no link acima!!


Torta de Amêndoas com Cupuaçu

Ingredientes:

Massa:

  • 90 gramas de AÇÚCAR DE CONFEITEIRO
  • 150 gramas de MANTEIGA em temperatura ambiente
  • 1 pitada de SAL
  • 30 gramas de FARINHA DE AMÊNDOAS
    DICA: caso não encontre farinha de amêndoas, pode processar as amêndoas no processador até formar uma farinha.
  • 1 OVO
  • 250 gramas de FARINHA DE TRIGO

Recheio:

  • Compota de cupuaçu (ou geleia de morango, framboesa, goiabada derretida, etc.)

Modo de preparo:

Da massa:

  1. Em uma tigela, misture a manteiga com o açúcar, o sal e a farinha de amêndoas.
  2. Acrescente o ovo e a farinha de trigo peneirada; e misture até que a massa se forme. Ela deve ficar homogênea.
    DICA: se a massa ainda não tiver se juntado, você pode apenas passar a sua mão na água e tentar juntar o que sobrou da massa. Isso serve para que a massa vá aos poucos se formando sem que fique mole e sem excesso de água. A adição da água será necessária caso a sua farinha esteja mais seca ou mais úmida. O tamanho do ovo que você coloca também pode influenciar na quantidade final da água.
  3. Na bancada/mesa, abra uma folha de papel manteiga e coloque a massa no meio, cubra com outra folha de papel manteiga do mesmo tamanho, formando um “sanduíche”.
  4. Abra a massa com a ajuda de um rolo.
  5. Coloque o “sanduíche” em uma assadeira para facilitar o transporte e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora ou até 48 horas.
  6. Depois de gelada, retire da geladeira e aguarde alguns minutos para a massa ficar um pouco mais maleável.
  7. Forre a assadeira com a massa e com os dedos retire as sobras das laterais. Faça furinhos na massa com um garfo para não “inflar” na hora de ir para o forno.
    DICA: não se preocupe se ela quebrar enquanto estiver forrando a assadeira. É só ir apertando os pedacinhos com o resto da massa que eles grudam novamente.
  8. Leve para o congelador por uns 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220 graus.
  9. Quando retirar a fôrma do congelador, cubra a massa com um pedaço de papel manteiga e preencha com bolinhas de cerâmica, feijão ou outro grão qualquer. Isso vai fazer peso e a massa não vai crescer no meio, toda irregular.
  10. Leve para assar por aproximadamente 15 minutos ou até a borda ficar levemente dourada. Tire do forno e, com cuidado, retire os pesos e o papel manteiga. Volte para o forno por mais uns 5 minutos ou até a base ficar dourada e firme. Tire do forno e aguarde esfriar completamente para desenformar.
    DICA: essa massa você pode ser assada com um recheio que precisa ir ao forno.
  11. Depois de fria, coloque o recheio e enfeite como preferir. Como minha assadeira era pequena, eu fiz biscoitinhos com a sobra da massa e os usei para enfeitar. Se quiser fazer o mesmo, lembre-se apenas de assá-los em separado, pois dependendo do tamanho deles o tempo de forno pode variar bastante. Fique de olho para não queimar!

Rendimento: 1 torta aberta de aproximadamente 23 cm.

Torta deliciosa com amêndoas e recheada de cupuaçu. O recheio pode ser geleia ou até goiabada derretida. Vai resistir?

Torta deliciosa com amêndoas e recheada de cupuaçu. O recheio pode ser geleia ou até goiabada derretida. Vai resistir?

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s