Flan de Chocolate

Faça em casa seu próprio Flan de Chocolate! É simples e rápido... Aproveite no calor do verão essa sobremesa gelada!

Já imaginou fazer seu próprio flan?! E se eu disser que é muito fácil e leva poucos ingredientes?! E além disso, você pode usar aquele chocolate meio amargo que você tanto gosta!! Sobremesa geladinha mais que especial para esse verão absurdo! É só no Rio de Janeiro, ou outras cidades também estão sofrendo com esse calor??

Essa receita é do livro que dispensa apresentações: Loucuras de Chocolate da Simone Izumi! Duvido que ainda não conheça! Na versão do livro, ela ainda coloca uma camada espessa de chocolate ou cacau em pó por cima do flan, o que não fica nada mal também (já fiz assim), mas preferi deixar sem nas fotos para mostrar melhor essas belezinhas…

É bem verdade que parece que a receita não vai dar certo, afinal, chocolate e água não se misturam né… mas com um pouquinho de paciência e umas dicas que eu acrescentei aqui embaixo na receita, tudo acaba bem… Essa camadinha de chocolate por baixo do flan deixa ele lindo e muito gostoso! Ótima sugestão de sobremesa! 😉


Flan de Chocolate

Ingredientes:

  • 1 envelope de GELATINA EM PÓ SEM SABOR (12 gramas)
  • 200 gramas  de CHOCOLATE MEIO AMARGO picado
  • 595 ml de ÁGUA (será divido na receita)
  • 1 lata de LEITE CONDENSADO (395 gramas)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela de vidro ou inox, misture o chocolate com 240 ml de água. Leve ao fogo em banho-maria para derreter.
    DICA: o chocolate não vai se misturar por completo com a água. É assim mesmo, não se preocupe.
  2. Enquanto o chocolate derrete em banho-maria, prepare a gelatina incolor. Siga as instruções da embalagem. Eu faço assim: em uma panelinha bem pequena, coloco 5 colheres de ÁGUA GELADA (75 ml da água listada nos ingredientes) e acrescento o pó da gelatina, misturando bem rapidinho para o pó espalhar na água. Deixo descansar por 5 minutos. Após esse tempo, levo a panelinha ao fogo bem baixo e mexo até dissolver a gelatina e ficar líquida. Se não tiver prática pode levar ao banho-maria ou no microondas por 10 segundos. Reserve.
  3. Em outro recipiente (de preferência uma jarra grande), acrescente o leite condensado e 280 ml de água. Junte o chocolate derretido e a gelatina reservada. Misture bem.
  4. Molhe a fôrma que for utilizar e despeje a mistura, mexendo de preferência na jarra, enquanto vira na fôrma, para não deixar o chocolate acumular no fundo da jarra.
  5. Deixe a fôrma repousar por alguns minutos para o chocolate subir a superfície, e leve à geladeira por no mínimo 4 horas. Eu deixei de um dia para o outro.
  6. Para desenformar, mergulhe delicadamente o fundo e a lateral da fôrma em uma tigela com água quente por alguns segundos e desgrude a lateral com o auxílio de uma faca lisa (tipo espátula de manteiga).

Rendimento: um pouquinho mais de 1 litro. Utilizar uma fôrma pequena com furo no meio de até 20 cm de diâmetro. No meu caso, rendeu 12 mini flans, utilizando aquelas fôrmas de silicone da Silikomart®.

Faça em casa seu próprio Flan de Chocolate! É simples e rápido... Aproveite no calor do verão essa sobremesa gelada!

Faça em casa seu próprio Flan de Chocolate! É simples e rápido... Aproveite no calor do verão essa sobremesa gelada!

Anúncios

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s