Pavê de Chocotone

Não desperdície Chocotone!! Aproveite e prepare esse delicioso pavê e surpreenda seus convidados!!!

Pra mim Dezembro é sinônimo de Natal!!!! Então para entrar no clima dessa festa mágica trago hoje uma receita maravilhosa de Pavê de Chocotone que encontrei no site do G1 de Rio Preto e Araçatuba e não vai ter quem não goste. Dá para fazer com Panetone também, daí é só usar frutas cristalizadas no lugar das gotinhas de chocolate.

Vivemos em um país tropical e essa época do ano costuma ser bastante quente e abafada na maior parte do país, então ter uma sobremesa geladinha, refrescante e deliciosa com gostinho de Natal é a melhor opção. Capriche na apresentação final e surpreenda sua família e seus convidados!

Ah, sem falar que também é uma ótima alternativa para fazer com aquele Chocotone/Panetone que ficou “esquecido” após o Natal!


Pavê de Chocotone

Ingredientes:

  • 1 CHOCOTONE (500 gramas)
  • 1 lata de LEITE CONDENSADO (395 gramas)
  • 1 caixinha de CREME DE LEITE  (200 gramas)
  • 1/2 litro de LEITE INTEGRAL
  • 4 GEMAS
  • 1/2 xícara de GOTAS DE CHOCOLATE (100 gramas)

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, as gemas e o creme de leite; e leve ao fogo baixo mexendo sempre até adquirir uma consistência cremosa. Este processo pode demorar em torno de 20 a 40 minutos. Como a minha panela tem fundo grosso, o creme demora mais para atingir o ponto ideal. No meu caso levou os 40 minutos.
  2. Depois de pronto, retire o creme do fogo e deixe esfriar. Mexa com um batedor de arame, ocasionalmente, para evitar criar uma película na superfície. Você também pode cobrir com plástico filme, bem rente ao creme, para evitar a formação da película.
  3. Despedace o chocotone e reserve.
  4. Em um refratário médio ou em potes/taças individuais inicie a montagem das camadas. Coloque no fundo alguns pedaços do chocotone, em seguida algumas gotas de chocolate, e depois um pouco do creme. Faça as camadas nessa ordem até completar o refratário. A última camada deve ser de creme e gotas de chocolate.
    DICA: deixe para colocar as gotinhas só depois de gelado, pois assim elas não afundarão no creme.
  5. Deixe o doce na geladeira de um dia para o outro ou no mínimo 2 horas para gelar, se for feito em taças individuais.

Rendimento: 8 potinhos de aproximadamente 140 ml cada

Não desperdície Chocotone!! Aproveite e prepare esse delicioso pavê e surpreenda seus convidados!!!

Dicas:

  1. Você pode acrescentar 1 colher (de café) de essência de panetone junto com os demais ingredientes do creme antes de levar ao fogo, mas eu sinceramente acho que não precisa! Completamente opcional.
  2. As gotas de chocolate podem ser substituídas por chocolate cortado em pedacinhos pequenos.
  3. Você pode fazer a versão com o Panetone, e substituir as gotas de chocolate por frutas secas e castanhas.

Não desperdície Chocotone!! Aproveite e prepare esse delicioso pavê e surpreenda seus convidados!!!

Não desperdície Chocotone!! Aproveite e prepare esse delicioso pavê e surpreenda seus convidados!!!

Publicidade

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s