Manteiga de Amendoim Caseira

Faça em casa sua própria Manteiga de Amendoim... A versão caseira não deixa nada a desejar em relação a industrializada.. Fica deliciosa!

A Manteiga de Amendoim foi febre quando eu era criança, isso é, lá pelos anos 80/90. Depois deu uma sumida no mercado brasileiro, e recentemente voltou a todo vapor. Ela é versátil e muito saborosa; e acompanha muito bem pães, biscoitos e geleias. E a boa notícia é que dá para fazer em casa, assim não precisa mais se preocupar se ela desaparecer novamente das prateleiras do mercado.

Para fazer a manteiga basta apenas um ingrediente! Sim, o amendoim. Os outros ingredientes são meros coadjuvantes para incrementar o sabor. A versão mais comum é a manteiga doce, então é só acrescentar açúcar, mel, ou outro ingrediente de sua preferência para adoçar essa belezura. A receita original é da Danielle Noce, do site ICKFD.


Manteiga de Amendoim

Ingrediente:

  • 500 gramas de AMENDOIM SEM SAL descascado, sem pele e torrado (4 xícaras)

Ingredientes opcionais:

  • 90 gramas de AÇÚCAR REFINADO ou mel, agave, açúcar mascavo, açúcar orgânico (1/2 xícara)
  • 1 pitada de SAL
  • Outras especiaria como noz moscada, canela, cravo, baunilha ou gengibre em pó.

Modo de preparo:

  1. Se o amendoim não estiver torrado, pré-aqueça o forno a 220 graus e espalhe o amendoim sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
  2. Coloque o amendoim no forno e deixa torrar por aproximadamente 6 a 10 minutos, até que eles fiquem dourados. Não precisa “queimá-los”.
  3. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.
  4. Acrescente o amendoim no processador e processe até virar um creme.
    DICA: se quiser fazer a manteiga de amendoim doce, acrescente junto o açúcar e o sal. Quando estiver quase pronto, prove e acrescente mais açúcar se necessário. A quantidade desta receita não deixa a manteiga de amendoim muito doce.
  5. Em um processador potente costuma levar em torno de 15 minutos para a manteiga ficar pronta. Portanto, esse tempo pode variar.
    DICA: Para se transformar em pasta, o amendoim precisa estar quente para liberar seu óleo, então se certifique de que seu processador é apropriado para esse tipo de preparo porque senão ele pode quebrar por causa do calor.
  6. Enquanto processa o amendoim atinge 3 estágios: primeiro ele vira uma farofa com aspecto de areia, depois adquire a consistência de pasta e por último forma a manteiga ou creme.
    DICA: eu costumo interromper o preparo várias vezes para raspar as laterais e garantir que tudo esteja sendo processado.

Faça em casa sua própria Manteiga de Amendoim... A versão caseira não deixa nada a desejar em relação a industrializada.. Fica deliciosa!

Rendimento: 500 gramas

Validade: até 2 semanas guardado em pote hermético.

Faça em casa sua própria Manteiga de Amendoim... A versão caseira não deixa nada a desejar em relação a industrializada.. Fica deliciosa!

Anúncios

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s