Praticidade e rapidez é o que eu busco quando se trata de refeições em finais de semana corridos. E esse Fricassé de Frango é um dos melhores pratos para esses dias. Ainda mais quando se tem sobras de frango na geladeira à espera de virarem um delicioso prato. É claro que você pode preparar seu frango na hora, mas eu diria que esse é um típico prato para aqueles dias bem corridos e ter o frango já pronto é uma mão na roda quando se corre contra o tempo.
Essa receita já havia sido publicada no blog antigo, mas como volta e meia ela vira nosso almoço de sábado, eu resolvi tirar novas fotos e trazê-la com cara nova pra cá. Quem encontrou essa versão foi minha irmã no site Tudo Gostoso, e depois de experimentar e adorar me passou o link.
Aqui em casa preferimos a batata palha mais fininha, vendida como “extra fina”, mas você pode usar a que preferir, ou até mesmo fazê-la em casa. Até hoje me lembro dos almoços de domingo na casa da minha avó Nair que preparava essas batatinhas palha “de verdade” bem fininhas e crocantes. Hoje em dia, na correria, acabamos por comprar essas de mercado mesmo, cheia de conservantes e tudo o mais. Fazer o quê, né?! Às vezes a pressa fala mais alto mesmo!
Fricassé de Frango
Ingredientes:
- 1 lata de CREME DE LEITE
- 1 lata de MILHO VERDE
- 1 copo de REQUEIJÃO CREMOSO
- 100 gramas de AZEITONAS sem caroço (opcional)
- 2 PEITOS DE FRANGO cozidos e desfiados
- 200 gramas de MUÇARELA fatiada ou ralada
- 100 gramas de BATATA PALHA
- 1 xícara (de chá) de ÁGUA
- 1 pitada de SAL
- PIMENTA DO REINO (a gosto)
Modo de preparo:
- Tempere e cozinhe os 2 peitos de frango e depois os desfie. Reserve.
- Pré-aqueça o forno em 200 graus.
- Escorra a água do milho e lave-o em água corrente.
- Bata no liquidificador o milho verde, o requeijão, o creme de leite e a água.
- Leve o frango desfiado ao fogo médio em uma panela e refogue junto com o creme de requeijão batido no liquidificador.
- Acrescente as azeitonas e o sal e misture ocasionalmente até ficar com uma textura espessa.
DICA: quanto mais o frango refogar no creme, mais apurado ficará seu sabor. - Coloque o refogado em uma assadeira (ou ramequins individuais, como eu fiz) e cubra com a muçarela.
- Leve ao forno e deixe até borbulhar.
- Retire do forno, acrescente a batata palha e sirva em seguida, acompanhado de um arroz fresco e/ou uma boa salada de folhas.
Rendimento: serve 3 a 4 pessoas.