Crème Brûlée

Creme queimado no melhor estilo francês... Esse é o crème brûlée de baunilha!

Crème Brûlée ou “creme queimado” em francês é uma sobremesa típica deste país ainda que espanhóis e ingleses disputem com os franceses por sua origem. É basicamente um creme gelado saborizado de baunilha, ou também de chocolate, café, canela, coco, licores, ou outros sabores, servido com uma camada quente e crocante de açúcar queimado. Por isso a graça de saborear a sobremesa assim que o açúcar é queimado. Depois ele perde a crocância devido a umidade em contato com o creme.

Como o creme leva poucos ingredientes, basicamente leite, creme de leite, açúcar e gemas de ovo, a seleção desses ingredientes é super importante. Escolha os de melhor qualidade que puder comprar, incluindo ovos frescos. Afinal, quanto mais tempo tem o ovo, mais “cheiro de ovo” ele vai ter…

Apesar dos ingredientes mencionados acima não serem difíceis de serem adquiridos, sei que 2 itens são cruciais para o sucesso dessa receita: a fava de baunilha e o maçarico. Bem, tenho que admitir que dei sorte em relação a essas duas belezuras caírem no meu colo. A fava de baunilha foi presente de uma amiga querida que viajou recentemente para França e trouxe para mim. Sei que no Brasil não é tão fácil de encontrar, e nessa época de crise que estamos vivendo, quando a encontramos, nos assustamos com o preço que estão cobrando. Só para se ter uma ideia, 2 favas de baunilha está saindo em média 32 reais. Há pouco tempo atrás custava metade desse valor. Tempos de crise… Mas se um dia tiver chance de comprar, leve para experimentar! Vale muito a pena!!! Esses pontinhos pretos da baunilha deixam tudo mais lindo e saboroso!

Creme queimado no melhor estilo francês... Esse é o crème brûlée de baunilha!

O maçarico também foi presente… do Marido! Ele é um modelo pequeno, “gourmet”, e fácil de usar, isso é, depois que você lê o manual e descobre um minúsculo gatilho na base inferior que permite aumentar/diminuir o fluxo de gás liberado na saída principal. Mas como eu já te disse isso aqui, vai ser muuuuito mais fácil para você! rsrsrs… Como não sou cozinheira profissional, achei esse modelo muito honesto. Já tinha visto outros que me pareceram muito frágeis, e, apesar de ter sido presente, perguntei o preço e achei justo. O maçarico é da marca Hercules, modelo MAC10. Não é propaganda financiada pela marca ou coisa parecida, é apenas minha opinião que pode servir e ajudar alguém que esteja procurando um produto com bom custo/benefício. Pesquise bastante o preço antes de comprar. Há lugares que estão cobrando quase o dobro do que pagamos!

Creme queimado no melhor estilo francês... Esse é o crème brûlée de baunilha!

Resumindo: não poderia deixar essa coincidência do destino passar desapercebida e não aproveitar a oportunidade de preparar um típico Crème Brûlée. A receita também não poderia deixar de vir do maior site de confeitaria do Brasil: o ICKFD. A receita deles é saborizada com Nutella, então se não conseguir a fava de baunilha, já sabe qual sabor terá seu creme né hmmmm…


Crème Brûlée

Ingredientes:

  • 180 gramas de CREME DE LEITE FRESCO
  • 80 ml de LEITE INTEGRAL
  • 1/2 FAVA DE BAUNILHA
  • 50 gramas de AÇÚCAR
  • 3 GEMAS

PARA QUEIMAR:

  • AÇÚCAR DEMERARA ou CRISTAL

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno em 160 graus.
  2. Em uma panelinha, ferva o leite com o creme de leite fresco e as raspas da fava de baunilha.
  3. Assim que ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 a 15 minutos.
  4. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria.
  5. Em paralelo, bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar.
  6. Jogue aos poucos a mistura de leite por cima do creme de gemas e mexa bem com uma espátula. Evite usar o batedor de arames (fouet) para não incorporar ar no creme.
    DICA 1: tenha certeza de que seu leite não está muito quente para não “cozinhar” as gemas.
    DICA 2: se você estiver com tempo, guarde o creme na geladeira por 1 dia coberto com plástico filme em contato. Só então coloque nos ramequins para assar. Os sabores se acentuam ainda mais. Eu fiz das duas maneiras e dessa última ficou delicioso. Não que da primeira já não tenha ficado 🙂
  7. Distribua o creme em ramequins baixos e arrume as tigelinhas numa assadeira retangular alta. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque a água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Cuidado para não deixar água cair dentro dos potinhos.
  8. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja consistente. O creme estará pronto quanto você o balançar e ele estiver com uma consistência de gelatina, ou seja, firme, mas balançando.
  9. Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira para gelar por completo, por no mínimo 6 horas.
  10. Na hora de servir (e apenas na hora de servir, pois o açúcar deixa de ficar crocante rapidamente quando em contato com a umidade) jogue uma camada fina de açúcar por cima e com um maçarico queime até ver pequenas bolinhas de açúcar se formando. Para de queimar e espere 3 minutos, só então queime por completo. Isso garante um açúcar queimado muito mais uniforme e crocante.
  11. Sirva em seguida.

Rendimento: a receita original diz que rende 6 porções, mas eu só consegui fazer 3 unidades com o tamanho dos meus potinhos, que são de 12 x 3 cm.

Creme queimado no melhor estilo francês... Esse é o crème brûlée de baunilha!

Creme queimado no melhor estilo francês... Esse é o crème brûlée de baunilha!

Creme queimado no melhor estilo francês... Esse é o crème brûlée de baunilha!

Creme queimado no melhor estilo francês... Esse é o crème brûlée de baunilha!

Anúncios

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s