Arancinis é o nome tradicional para os Bolinhos de Risoto que são a opção mais deliciosa para ser feita com aquele que risoto que sobrou. Um bom risoto é aquele servido logo após seu preparo e, portanto, esquentar o que sobra deles não fica nada legal. A saída é congelar o que sobrar e preparar os Arancinis para beliscar como aperitivo ou até mesmo para comer à noite com uma boa taça de vinho.
Esses bolinhos foram feitos com o que sobrou do Risoto de Creme de Alho Poró que fiz para almoçar há um tempo atrás. Você pode fazer com o que sabor que quiser. Aqui no blog tem outro sabor muito gostoso também, o Risoto de Linguicinha e Queijo Gruyère, mas esse não sobrou nadica na época porque fiz para um almoço em família (de 7 pessoas!), rs. O recheio dos Arancinis pode variar conforme seu gosto, e vai desde queijo até calabresa ou carne apimentada. Como eu tinha um pedaço de muçarela na geladeira, não pensei duas vezes em usá-la. Faça e me conte depois o que achou!
Arancinis (ou Bolinhos de Risoto)
Ingredientes:
- RISOTO pronto e frio (o quanto tiver)
- FARINHA DE ROSCA
- OVO
- QUEIJO MUÇARELA (ou outro recheio, tipo calabresa, etc.)
- ÓLEO para fritar
Modo de preparo:
- Corte o queijo muçarela ou o outro recheio que preferir em pedaços pequenos. Reserve.
- Quebre o ovo em um prato fundo e bata levemente com um garfo.
- Em outro prato fundo coloque a farinha de rosca.
- Pegue uma porção do risoto e abra na palma da mão, coloque um pedaço do queijo no centro e feche delicadamente fazendo uma bola. As minhas tinham em torno de 6 a 10 cm de diâmetro.
- Passe a bola de risoto na farinha de trigo, depois no ovo e novamente na farinha de trigo. Reserve.
- Repita os passos 4 e 5 até terminar todos os bolinhos.
- Esquente o óleo em uma panela funda e frite os bolinhos, de preferência poucos por vez para não alterar muito a temperatura do óleo.
DICA: não deixe o óleo muito quente senão o bolinho doura logo por fora e não frita por dentro.