Naked Cake de Creme de Nutella

Bolo chocolatudo ultra macio com generosa camada de creme de Nutella. É para comer rezando... Arrase fazendo esse Naked Cake de Creme de Nutella..

E hoje é dia de festa na casa da Formiguinha! Sim, hoje o blog faz 2 aninhos e para comemorar esse marco nada melhor do que um bolo bem chocolatudo com um creme delicioso de Nutella e umas frutinhas só para fazer graça, porque já estava incrível sem elas. Para ser totalmente sincera, esse bolo não foi feito para comemorar o niver do blog e sim o de 2 pessoas que fazem parte da vida e da rotina do blog: meu marido e meu cunhado. O primeiro tem praticado o exercício da paciência toda vez que precisa me ajudar com a louça na pia por conta das receitas que faço para o blog, e para o dia-a-dia também. E olha que eu às vezes (muitas vezes) exagero, diga-se de passagem. Reconheço que é uma ajuda e tanto! ❤ Como recompensa ele tem o direito (ou seria obrigação? rs) de provar todos os pratos que saem da cozinha antes de chegar até aqui e opinar com sinceridade. Acho que tenho o mesmo número de receitas testadas e não publicadas quanto as que já compartilhei aqui. Pode até ser que eu tenha cometido algum erro e por isso tenha saído errado, mas mesmo assim, não publico, até que eu tente de novo e veja onde errei e se eu errei mesmo ou era problema da receita. Já o segundo aniversariante é co-piloto do blog e , chocolatra de carteirinha. De vez em quando ele se aventura na cozinha e as delícias aparecem por aqui. Quem se lembra da torta de palha italiana recheada e do biscoito de cebola?! hum… Acho que tá precisando de nova rodada por aqui, não concordam? 😉

Explicações à parte, vamos falar do bolo! Ele é ultra macio, bem chocolatudo no sabor e na cor, pois fica assim em função do bicarbonato de sódio que escurece a massa. Não tem sabor de café nem de limão, então não se preocupem com eles. O efeito do café é para realçar o sabor do chocolate e o limão para neutralizar o gosto metálico do bicarbonato, que por sua vez ajuda a deixar o bolo macio. Agora, o creme de nutella!! Sim, chamei de creme porque não fica com aquele gosto proeminente da Nutella® já que ela é misturada a vários outros ingredientes, mas gente, fica incrível!!!! A receita não podia ser de ninguém diferente que Dani Noce do ICKFD.

P.S.: sei que está escrito na receita, mas prestem atenção no tamanho da colher pedida para o fermento e bicarbonato de sódio! Eu errei na de fermento e meu bolo simplesmente “murchou” no centro, então não dava para montar o naked cake. Conclusão, tive que fazer tudo de novo. Mas aqui a lei é desperdício zero, então o bolo que murchou virou um delicioso pavê de sobra de bolo. Fica a dica!

Bolo chocolatudo ultra macio com generosa camada de creme de Nutella. É para comer rezando... Arrase fazendo esse Naked Cake de Creme de Nutella..


Nake Cake de Creme de Nutella®

Ingredientes:

BOLO DE CHOCOLATE:

  • 1 xícara (de chá) de FARINHA DE TRIGO (120 gramas)
  • 1 + 1/4 xícara (de chá) de AÇÚCAR CRISTAL (200 + 50 gramas)
  • 1/2 xícara (de chá) de CACAU EM PÓ (45 gramas)
  • 1/2 colher (de chá) de BICARBONATO DE SÓDIO
  • 1 colher (de chá) de FERMENTO EM PÓ
  • 1 pitada de SAL
  • 1/2 xícara (de chá) de IOGURTE GREGO (120 gramas)
  • 1 colher (de sopa) de SUCO DE LIMÃO
  • 75 ml de CAFÉ ESPRESSO
  • 90 ml de ÓLEO
  • 2 OVOS
  • 1 colher (de sopa) de EXTRATO DE BAUNILHA
  • CHOCOLATE EM PÓ para polvilhar as assadeiras

CREME DE NUTELLA®:

  • 300 gramas de CHOCOLATE 70% DE CACAU derretido e em temperatura ambiente
  • 300 gramas de NUTELLA®
  • 250 gramas de MANTEIGA SEM SAL em temperatura ambiente
  • 1/3 de xícara (de chá) de CACAU EM PÓ
  • 1 pitada de SAL
  • 1 colher (de sopa) de EXTRATO DE BAUNILHA
  • 100 gramas (1 xícara) de AÇÚCAR IMPALPÁVEL
    DICA: Para fazer seu próprio açúcar impalpável, bata no processador 100 gramas de açúcar de confeiteiro com 4 gramas de amido de milho até que tudo se misture bem!

DECORAÇÃO:

  • FRUTAS VERMELHAS
  • BOMBONS FERRERO ROCHER cortados em 4 partes
  • GOTINHAS DE CHOCOLATE
  • AVELÃ trituradas

Modo de preparo:

DO BOLO DE CHOCOLATE:

  1. Pré-aqueça o forno em 180 graus.
  2. Unte e polvilhe com chocolate em pó 2 assadeiras de 17 cm de diâmetro.
  3. Prepare o café expresso e deixe esfriar.
    DICA: se não tiver máquina de café expresso, faça o café coado bem forte com pouca água.
  4. Em um tigela acrescente o café frio, o iogurte grego, os ovos, o oléo e o extrato de baunilha. Vá misturando os ingredientes com um fouet (ou batedor de arame) a cada adição, até que fique tudo homogêneo.
  5. Em seguida, acrescente o sal, o açúcar e o suco de limão. Misture bem.
  6. Por cima dos líquidos, peneire a farinha de trigo e  o cacau em pó. Depois junte o fermento e o bicarbonato de sódio. Misture apenas até que tudo fique homogêneo.
  7. Distribua a massa nas 2 assadeiras e leve para assar por aproximadamente 35 a 40 minutos minutos ou até que você coloque um palito no centro do bolo e ele saia limpo.
  8. Deixe que os bolos esfriem na assadeira.

DO CREME DE NUTELLA®:

  1. Derreta o chocolate e deixe chegar em temperatura ambiente. Não use se estiver quente.
  2. Bata todos os ingredientes no processador até que vire um creme liso e brilhante.
  3. Reserve em um pote tampado ou coberto com plástico filme em contato e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 a 3 horas para adquirir consistência.

DICA: essa quantidade de creme rende bastante, mas por aqui não tivemos problema com isso, porque ela foi usada por cima de sorvete, brownie e até como colherada extra em cada fatia de bolo.

DA MONTAGEM:

  1. Corte o topo dos bolos para nivelar.
  2. Coloque a primeira camada de bolo em um prato de servir, passe uma camada generosa de creme de nutella e acrescente alguns bombons picados.
  3. Passe um pouco do creme na parte de baixo da segunda camada de bolo e coloque por cima da primeira camada.
  4. No final, passe creme por cima do bolo e arrume com a decoração de chocolate e as frutas.

Bolo chocolatudo ultra macio com generosa camada de creme de Nutella. É para comer rezando... Arrase fazendo esse Naked Cake de Creme de Nutella..

Bolo chocolatudo ultra macio com generosa camada de creme de Nutella. É para comer rezando... Arrase fazendo esse Naked Cake de Creme de Nutella..

Anúncios

Deixe um comentário, um recadinho, uma sugestão....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s