Essa foi minha primeira experiência em fazer pão! Tenho que admitir que estava tensa e preocupada, mas, como sempre, os vídeos da Dani Noce são tão maravilhosos de bem explicados que te deixa confiante para encarar esses desafios. E foi com a receita dela desses pãezinhos lindos que embarquei na aventura da panificação.

Usei a farinha de trigo para pão (tipo 00) conforme pedia a receita mas dá para fazer também com a farinha de trigo normal (tipo 1) só que o pãozinho não vai ficar tão macio porque essa farinha tem menos glúten que a própria para pão. Não é tão fácil encontrar a farinha 00 nos supermercados, pelo menos, no Rio de Janeiro. Nesse sentido, o pessoal da Zona Sul leva vantagem porque por lá tem. Eu comprei o meu pacote quando fui a São Paulo. Coloquei a imagem do pacote aí do lado para conhecerem, não é propaganda, não estou ganhando nada compartilhando isso. É apenas para matar a curiosidade de quem não conhece ou nunca ouviu falar dessa farinha. O preço também é diferenciado, a farinha 00 custa em média 3 vezes o preço da farinha tipo 1. É óbvio que não é um item para ser comprado sempre, mas acho que se tiver oportunidade, pelo menos 1 vez, não deixe de experimentar. É incrível o prazer de fazer pão com gostinho de pão de padaria!
Ah! Mas se você for desistir de fazer essa receita porque não gosta de coco, não faça isso! Ele é apenas o coadjuvante deste pãozinho. Não precisa colocá-lo como recheio e cobertura. Use sua imaginação e prepare o pão-doce com o sabor que preferir. Já pensou em rechear com Nutella®? Ou colocar um pedacinho de chocolate preto/branco que vai derreter quando sair do forno? Se preferir, não coloque recheio nenhum! Recheie depois com geleia, manteiga de amendoim, ou apenas uma manteiga saborosa!
Pão de Leite Condensado com Coco
Ingredientes:
Para a massa do pão:
- 1 quilo de FARINHA DE TRIGO PARA PÃO (TIPO 00)
DICA: pode usar a farinha de trigo normal (tipo 1) mas ela não vai deixar o pão tão fofinho pois tem menos glúten. Você pode usar melhorador para ajudar a deixar a massa mais fofa. Eu usei a farinha 00. - 2 pacotes de 10 gramas de FERMENTO BIOLÓGICO SECO
- 4 OVOS
- 1 lata de LEITE CONDENSADO
- 1/2 xícara de ÓLEO (120 ml)
- 1/2 colher (de chá) de SAL
- 2 colheres (de sopa) de EXTRATO DE BAUNILHA
- 1 medida de lata de LEITE INTEGRAL (395 gramas) morno
Para o recheio:
- 200 gramas de MANTEIGA SEM SAL
DICA: a manteiga precisa estar temperatura ambiente, com textura de pomada (molinha) - 1/2 lata de LEITE CONDENSADO (198 gramas)
- 150 gramas de COCO RALADO FRESCO
DICA: como o pãozinho cresce bastante, o recheio acaba ficando pouquinho depois de assado. Se preferir faça sem, e dobre o volume de calda. Use a calda para banhar o pãozinho depois. Delícia!
Para a finalização:
- 1 GEMA DE OVO
- 2 colheres (de sopa) de ÁGUA
Para a calda:
- 1/2 lata de LEITE CONDENSADO (198 gramas)
- 1 vidro de LEITE DE COCO (200 ml)
Para a cobertura:
- COCO RALADO SECO
Modo de preparo:
Da massa do pão:
- Coloque na tigela da batedeira (ou em uma tigela grande se for sovar na mão) a farinha e o fermento. Dê uma boa misturada.
- Abra uma buraco no meio da farinha e comece a acrescentar todos os líquidos: os ovos, o leite condensado, o óleo, o sal, o extrato de baunilha e o leite morno.
DICA: o leite não pode estar nem muito quente senão vai queimar o fermento e nem muito gelado senão não ativa o fermento. A temperatura ideal é quando está morno e você consegue aguentar o dedo dentro do leite. - Ligue a batedeira no mínimo e deixe todos os líquidos ir se misturando à farinha que está em volta.
- Quando tudo tiver se misturado por completo, ou seja, toda a farinha em volta foi incorporada aos líquidos, aumente a batedeira para o máximo e deixe sovar por aproximadamente 10 minutos ou até a sua massa estar completamente lisa.
DICA: se você não estiver utilizando a batedeira, comece misturando o líquido a farinha pelo centro, como se fosse o movimento da batedeira para incorporar a farinha aos poucos, e depois que tudo se misturar comece a sovar a massa por aproximadamente 20 minutos. - Quando a massa estiver completamente homogênea e lisa, unte uma tigela com um pouco de óleo e coloque a massa lá no meio, cubra com um pano e deixa ela crescer por 1 hora.
DICA: deixe a tigela em local quente e úmido, principalmente se a temperatura estiver fria. Uma opção é colocar dentro do forno. Foi o que eu fiz. - Se você for rechear os pãezinhos, prepare o recheio e reserve.
- Pré-aqueça o forno em 180 graus.
- Com a massa completamente crescida (ela vai dobrar de volume), dê leves “socos” por cima para tirar um pouco do ar. Polvilhe a bancada com um punhado de farinha e abra a massa num formato retangular.
- Corte a massa em 8 pedaços iguais.
- Corte cada um desses pedaços em 4 partes.
- Pegue cada pedacinho e abra com os dedos como se fosse fazer um quadradinho, pegue uma colher de sobremesa do recheio, coloque no centro da massa e cuidadosamente feche as pontas e faça uma bolinha.
- Vá arrumando as bolinhas em uma travessa untada com manteiga, mas deixe espaço de no mínimo 2 dedos entre cada bolinha para que ela tenha espeço para crescer e ficar bem fofinha.
- Cubra a travessa com um pano e deixe descansar por mais 1 hora, sobre o forno, que já está pré-aquecendo. As bolinhas vão crescer e ficar lindas! 🙂
- Com as bolinhas crescidas, misture a gema com a água e pincele cada bolinha.
- Leve ao forno, na grade do meio, até que os pãezinhos estejam completamente douradinhos. No meu forno levou em torno de 40 minutos.
DICA: para saber se já estão assados, bata levemente sobre o pão que deve sair um som oco. - Tire do forno e reserve.
- Prepare a calda e pincele por cima dos pães.
- Salpique coco ralado seco por cima e delicie-se!
DICA: precisa ser o coco seco pois ele dura mais e não estraga tão rápido quanto o fresco.
Do recheio:
- Coloque em uma tigela a manteiga, o leite condensado e o coco fresco e amasse com um garfo até tudo se misturar. Reserve.
Da calda:
- Em uma panelinha acrescente o leite condensado e o leite de coco e leve em fogo baixo até que dê uma engrossada e esquente um pouco.
Rendimento: 36 unidades

