Gosto muito de linguiça e alho poró. Também gosto muito de risoto. E essa combinação resulta em uma deliciosa refeição para ser plenamente degustada com uma boa taça de vinho e uma ótima companhia! Tim-tim.
Adianto que essa versão não tem muito a ver com as outras já postadas aqui no blog: essa e essa daqui, embora levem os mesmos ingredientes: linguiça e alho poró. rsrsrs… Por isso, se tem alguém que não gosta de alho poró, pode fazer a versão de linguiça com queijo. E se alguém tem restrição a linguiça, fique com a receita de creme de alho poró (leva creme de leite, humm).. Prometo que a próxima vez que pintar risoto por aqui, não levará linguiça ou alho poró 😉
Risoto de Alho Poró com Linguiça
Ingredientes:
- 2 xícaras (de chá) de ARROZ ARBÓREO ou CARNAROLI
- 1 ALHO PORÓ picadinho (100 gramas)
- 3 LINGUIÇAS FININHA cortadas em cubos
- 1 CEBOLA pequena picada
- 1 colher (de sopa) de AZEITE
- 1/2 xícara (de chá) de VINHO BRANCO SECO
- 1 colher (de sopa) de MANTEIGA gelada (20 gramas)
- 1/2 xícara de QUEIJO PARMESÃO ralado na hora
- SAL a gosto
- PIMENTA a gosto
- CALDO DE CARNE quente (o suficiente para cozinhar, eu usei aproximadamente 2 litros)
Modo de preparo:
DICA: deixe todos os ingredientes à mão e previamente cortados como diz a lista de ingredientes, isso é fundamental para o preparo.
- Prepare o caldo previamente (de acordo com as instruções de embalagem ou use caldo caseiro), de modo que esteja quente quando for iniciar o preparo do risoto.
- Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite e refogue a linguiça até dourar. Coloque a linguiça em um prato com papel toalha para secar um pouco a gordura e reserve.
- Na mesma panela, com a gordura da linguiça, refogue a cebola em fogo baixo por aproximadamente 3 minutos. Não deixe que dourem.
- Adicione o alho poró e deixe refogar.
- Acrescente o arroz, aumente o fogo e mexa bem por 2 minutos, garantindo que cada grão fique envolto em uma camada de azeite.
- Coloque uma concha de caldo, mexendo sem parar.
- Quando secar, adicione o vinho e continue mexendo.
- Quando o vinho evaporar, comece a adicionar 2 conchas de caldo aos poucos. Misture bastante até que o arroz absorva tudo antes de continuar a colocar mais caldo.
DICA: caso o caldo acabe antes, complete com água quente na panela para que ainda absorva o aroma. - Quando o conteúdo da panela dobrar de tamanho, prove um grão para saber se está al dente – o arroz deve estar macio, mas com o centro ainda duro.
DICA: há quem não goste do grão al dente, então cozinhe um pouco mais, sempre acrescentando caldo aos poucos. - Quando o grão estiver quase no ponto, acrescente mais uma concha de caldo e a linguiça.
- Verifique o sal, e acrescente a pimenta moída na hora.
- Coloque o queijo parmesão e mexa até ficar encorpado.
- Desligue o fogo e acrescente a manteiga gelada no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho e dar um gostinho especial.
- Sirva imediatamente. Risotos não podem esperar!
Rendimento: 2 a 3 pessoas
Dica: se sobrar, prepare arancinis. 😉